Vida & Saúde

UBS’s de Ipatinga alertam para cuidados com hipetensão

UBS’s de Ipatinga incentivam a participação de usuários com sintomas em programa especial de acompanhamento

IPATINGA – A Secretaria de Saúde iniciou na terça-feira uma série de ações nas Unidades Báscias de Saúde para informar à população sobre a prevenção à hipertensão. Palestras, aferição de pressão e orientações sobre vida saudável são algumas das ações realizadas nas UBS’s.

A proposta da Secretaria de Saúde é levar conhecimento à sociedade sobre as consequências da hipertensão. Em Ipatinga, os diabéticos e hipertensos contam com o programa Hiperdia, que atende mais de 34 mil pacientes.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria, explica que o intuito das ações nas Unidades é promover um momento de socialização e sensibilização dos pacientes. Assim é motivada a participação nos grupos que funcionam nas Unidades de Saúde com a participação de pacientes hipertensos e diabéticos.

MONITORAMENTO

Em Ipatinga, o usuário que apresenta quadro de hipertensão é cadastrado no programa. Desde o seu ingresso, as equipes de saúde realizam o monitoramento e avaliação periódica do paciente, aferindo peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC). A cada seis meses, é feita uma consulta completa para avaliação do estado clínico e orientações.

De acordo com o médico Pedro Paulo Neves, residente em cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração da Universidade de São Paulo), em mais de 95% dos casos não são identificadas com clareza as causas associadas à hipertensão. Nessas situações, a doença é chamada de hipertensão arterial sistêmica primária. “As causas da hipertensão são multifatoriais. Sabe-se que a idade, ganho de peso, abuso na ingestão de sódio ao longo dos anos e abuso de álcool estão associados ao aumento da pressão”, explica.

SINAIS E SINTOMAS

A hipertensão é uma doença silenciosa. Quando os sintomas surgem, provavelmente ela já estará em fase avançada. Não se descuide! O ideal é visitar o médico periodicamente.

Dor de cabeça

Falta de ar

Visão borrada

Zumbido no ouvido

Tontura

Dores no peito

Fatores de risco

Histórico familiar: filhos de pais hipertensos têm um risco 30% maior de ter pressão alta

Idade: a partir dos 60 anos, as artérias perdem a flexibilidade

Etnia: a doença é mais prevalente na população negra e asiática

Obesidade

Poluição

Estresse

Sono irregular

Menopausa: a queda dos hormônios femininos danifica as artérias

Excesso de bebida alcoólica

Tabagismo

Alto consumo de sal

Sedentarismo

Diabetes

Doenças renais

Apneia do sono

Hipertireoidismo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com