Cultura

Timóteo tem Festa de Nossa Senhora do Rosário neste domingo

Secretário de Estado da Cultura confirmou presença no evento

TIMÓTEO – O município de Timóteo sedia a grande Festa de Nossa Senhora do Rosário, manifestação religiosa e cultural, no próximo domingo (24). O evento acontece na cidade há mais de cinco décadas, tendo o congado como destaque na área cultural. A programação comemorativa iniciou no  dia 7 de outubro, com várias atividades de cunho religioso e festivas, culminando com a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, confirmou presença nas festividades em Timóteo, onde participa da Missa Conga e encontro de Guarda, às 11hs. A partir das 14hs, se reúne com o prefeito e secretários.

MISSA CONGA

A Missa Conga no domingo terá a presença de fiéis reduzida por conta das medidas de segurança sanitária contra a Covid-19. A celebração será transmitida por telão no espaço externo da Igreja São Sebastião de Timóteo e transmitida pelas redes sociais da Guarda de Moçambique de Timóteo. A parte cultural das festividades é organizada pelo produtor cultural Mestre Túlio Jairo, Caroline Beatriz e o Capitão Mor Mestre Luís Fabiano Santos, que integram a Guarda de Moçambique de Timóteo.

“Agradecemos a todos que tornaram possível a realização da maior festa cultural e religiosa do município, com milhares de doações para os festejos e recepção das guardas visitantes. E o apoio institucional da Prefeitura de Timóteo, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e o IEPHA, que reconhecem as manifestações da cultura popular afro-brasileira e abriram editais de fomento às diversas atividades culturais”, expõe Mestre Luís Fabiano. Ele afirma que a grande festa de domingo será o ponta-pé inicial para a viabilização do 1º Encontro Nacional de Congadeiros que terá a cidade de Timóteo como sede.

ANTECIPAÇÃO

Neste sábado (23), haverá missa na Praça Manoel Vitório no bairro Bela Vista, às 19h, com hasteamento da bandeiras e homenagens ao Mestre Manoel Vitório, um dos pioneiros do congado em Timóteo. Em seguida, haverá uma caminhada até a Igreja Matriz de São Sebastião de Timóteo onde haverá o momento do hasteamento da Bandeira Mão Sagrada.

No domingo (24), às 5h da madrugada, iniciam-se as festividades com Matina e orações pela Guarda Moçambique de Timóteo. A partir das 7h, haverá a chegada das guardas visitantes e o café da manhã comunitário na comunidade do Bela Vista. Às 8h, concentração nas proximidades da Casa dos Reis Festeiros, Roberto Canhotinho e Andrea Vaz, onde acontece a formação do reinado, com os congadeiros saindo em procissão até a Igreja Matriz de São Sebastião.

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

No local, será celebrada a Missa Conga em honra a Nossa Senhora do Rosário com a presença de todos os congadeiros, do artista Maurício Tizumba, prefeito de Timóteo, Douglas Willkkys, e vice-prefeito professor José Vespasiano, do secretário Estadual de Cultura, Leônidas Oliveira,  presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais  (IEPHA), Felipe Cardoso Vale Pires, o superintendente de Fomento Cultural de Minas Gerais, Igor Arci, o presidente da Frente Aliança das Congadas Brasileiras, Ramon Rodrigues, juntamente com Irene das Dores, presidente do subdiretório dos Congadeiros do Médio Piracaba.

PARTICIPAÇÃO

O evento terá como novidades a participação dos cavaleiros do Clube do Cavalo de Timóteo, que escoltarão a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e da Polícia Militar, que carregará o andor de São Sebastião, durante o cortejo, além da apresentação da Coorporação Musical Santa Cecília, que se apresentará na recepção das guardas e das autoridades na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho.

São esperados 12 guardas representando as cidades de Belo Horizonte, Virgolândia, Mariana, Coronel Fabriciano, Muriaé, São Domingos do Prato, São Domingos das Dores, Dores de Guanhães, Passa Bem, Belo Oriente, Rio Piracicaba, João Monlevade e a guarda anfitriã de Moçambique de Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com