Cidades

Timóteo celebra festa do Festa do Divino Espírito Santo

Além da programação religiosa e cultural, será realizado o 2º Encontro de Afromineiridades

TIMÓTEO – A comunidade congadeira de Timóteo estpá realizando até o dia 30 de abril as celebrações da Festa do Divino com atividades religiosas e culturais.

O evento acontece anualmente, com visitas e recolhimento de alimentos nas casas dos devotos e simpatizantes dos festejos até o dia 25. Na sexta-feira (21) foi iniciado o período de novena e a visita da Bandeira do Divino na Casa da Rainha Conga Maria da Fé, localizada em Cava Grande (Marliéria).

BANDEIRA DO DIVINO

A novena se encerra no dia 29, às 15h, com o levantamento da Bandeira do Divino Espírito Santo na comunidade do bairro Bela Vista, na Praça Mestre Manoel Vitório. No dia 30, acontece a Grande Festa do Divino Espírito Santo e o 2º Encontro das Afromineiridades do Leste de Minas (Regional Vale do Aço).

As festividades serão abertas às 6h, com a Matina e Orações, seguida da chegada e recepção das guardas congas visitantes. Às 9h, haverá o cortejo pelas ruas principais da Regional Sul com encerramento na Praça 29 de Abril com o Bate Caixa. Às 11h, está prevista Missa Conga na Matriz de São Sebastião presidida pelo pároco Rogério Baumamm Hernandes. E ao final encontro de confraternização com as guardas visitantes.

PRESENÇAS

Estão confirmadas congadeiros cidades de Timoteo, Dionísio, Santa Bárbara, João Molevade, Rio Piracicaba, Congonhas, Jaguaraçu e Marlieria, Alvorada de Minas, Montes Claros, Santa Efigenia de Minas, Igarape, Tarumirim, Itabira, Virgolandia, Coronel Fabriciano, Dom Silvério, Nova Lima e Leandro Ferreira.

AFROMINEIRIDADES

À tarde, a partir das 13h, será aberto o 2º Encontro das Afromineiridades do Leste de Minas (Regional Vale do Aço), realizado pela Guarda de Moçambique Reino do Rosário e a Folia do Divino Espírito Santo de Timóteo. O evento será no formato de seminário com palestras sobre fomento e visibilidade dos grupos culturais de raízes afro existentes na região e estado, além de apresentação cultural. De acordo com os organizadores em ambos encontros haverá representantes do IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e da SECULT (Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo) e do Subdiretório do Médio Piracicaba e da Frente Nacional Aliança das Congadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com