Banda do Vale do Aço que vem construindo trajetória na música instrumental, já dividiu palco com nomes como Nelson Faria, realiza lançamento no dia 12 de setembro
TIMÓTEO – Yauaretê prepara o lançamento de seu primeiro single, marcando uma nova etapa do projeto musical que vem sendo construído ao longo dos últimos anos no Vale do Aço. A celebração acontece no próximo sábado (12), às 19h, no quintal do Ponto de Cultura Casa 28 Aberta, na rua Manuel Samora,28, bairro Bromélias, em Timóteo. A entrada é gratuita mediante lotação do espaço.
Idealizada pelo músico Marcony Carvalho, a Yauaretê tem sua trajetória marcada pela pesquisa de múltiplas sonoridades. O grupo transita entre diferentes vertentes da música brasileira, mescla jazz e a experimentação, em diálogo com artistas como Azymuth, Marcos Valle, Banda Black Rio e Eumir Deodato, além de outros nomes fundamentais para a formação do jazz brasileiro.
PERCUSO MUSICAL
Em seu percurso, a Yauaretê têm participado de muitos encontros e apresentações, ampliando suas conexões com a cena da música instrumental. Foi durante a primeira edição do Circulaê Minas, festival idealizado por Marcony Carvalho e Emerson Kaizer, que tiveram a oportunidade de dividir o palco com o guitarrista e compositor Nelson Faria, encontro que marcou a trajetória da banda.
O lançamento do primeiro single representa, agora, um novo momento para o projeto: o registro de uma produção autoral e a ampliação de uma linguagem musical que vem sendo construída por Marcony e pelos demais integrantes da banda ao longo de suas apresentações e processos de criação.
A proposta da noite é transformar o lançamento em um encontro musical, reunindo participações especiais, artistas e público que acompanham a Yauaretê. Entre as presenças já confirmadas está a cantora Liz Eulalia, que retorna ao palco ao lado da banda para celebrar esse novo momento. Conhecida por imprimir identidade e uma interpretação marcante a diferentes repertórios da música brasileira, Liz já esteve com a Yauaretê em uma apresentação anterior no espaço O Beco, em outubro de 2025, criando uma conexão que agora ganha continuidade neste show.
O Ponto de Cultura Casa 28 Aberta, espaço que recebe iniciativas culturais em Timóteo, será o cenário para a celebração desta importante fase da banda. O evento tem entrada gratuita e funcionará no formato open cooler, permitindo que o público leve sua própria bebida.
Sob a direção musical do tecladista Marcony Carvalho, a Yauaretê apresenta uma formação diferente para esta noite. Junior Ars assume a bateria, substituindo Bruno Souza, enquanto Fernando Rian segue na guitarra e Gabriel Souza, no baixo.
SERVIÇO
Lançamento Single da Yauaretê.
12 de setembro (sábado), às às 19h
Ponto de Cultura Casa 28 Aberta – Avenida Manuel Samora, 28, Bromélias, Timóteo.
Entrada gratuita. Open cooler (permitido levar sua bebida)



