Cultura

Teatro de Arena recebe FestVALDO neste fim de semana

Apresentações culturais, concurso de poesia e celebração inter-religiosa fazem parte da programação do evento em homenagem ao educador Francisvaldo Feitosa da Silva

IPATINGA – O Teatro de Arena do Parque Ipanema, Ipatinga/MG, será palco de uma homenagem ao educador Francisvaldo Feitosa da Silva, que atuou em várias redes de ensino da região e, lamentavelmente, faleceu em 2021, vítima da Covid. Organizado por um grupo de amigos e admiradores da trajetória do homenageado, o evento é aberto, gratuito e visa celebrar a vida de Francisvaldo Feitosa da Silva. Na programação apresentações culturais, concurso de poesias e celebração ecumênica, que acontecem a partir das 14 horas deste sábado, 09 de julho.

HOMENAGEM

De acordo com a historiadora Marilene Tuler, uma das organizadoras do evento, o FestVALDO surgiu do desejo de amigos e familiares em homenagear a trajetória do educador. “Tão logo foram abertas as inscrições para a homenagem, várias propostas foram chegando e assim conseguimos organizar uma bela programação, que vai contar com concurso de poesia, declamação de poemas, cerimônia inter-religiosa e apresentações culturais diversas, como dança, música, literatura de cordel, entre outras intervenções artísticas. Será um lindo festival de homenagens ao nosso querido amigo Francisvaldo Feitosa”, destaca a historiadora.

HISTÓRIA

Nascido em 16 de abril de 1968, Francisvaldo faleceu em abril de 2021, quando havia acabado de completar 53 anos de idade, vítima da pandemia da Covid-19. O ex-professor de Português e Literatura deixou esposa, dois filhos, além de inúmeros amigos, familiares, ex-alunos, membros e parceiros de comunidades religiosas e admiradores, que vão se reunir para realizar o evento em homenagem a ele e a todas as vítimas da Covid-19 de nossa região.

O percurso profissional de Francisvaldo se iniciou no SENAI, ingressando em seguida na Usiminas, onde trabalhou durante 17 anos. Sua paixão pelas palavras, poemas e livros o influenciou a iniciar sua graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia e Letras de Caratinga e assim que se formou iniciou sua trajetória como professor de Português e Literatura.

DIDÁTICA

Com uma didática impecável, que comovia os estudantes, trabalhou em várias instituições de ensino da região, como Escola Educação Criativa, Colégio Padre De Man, Colégio São Francisco Xavier além dos pré- vestibulares Gauss e Vetor. Durante anos, foi professor de Português e de Literatura de forma totalmente voluntária no pré-vestibular comunitário Núcleo Atitude, da Rede EDUCAFRO, localizado no Bethânia, bairro onde residia.

Comprometido com as lutas sociais, participou junto à sua família, das lutas por justiça social no Mutirão pela Ética e Cidadania. Além disso, religiosamente também fez história e marcou muitas vidas na região. Aos 16 anos começou sua trajetória na Comunidade São Jorge, no bairro Bethânia, tendo sido membro atuante da Pastoral da Juventude (Grupo JUBAP) e da Pastoral Familiar (Grupo Mensageiros do Amor). Exerceu a função de Ministro da Palavra por muitos anos na Instituição.

Na coordenação da homenagem Marilene Tuler e Márcio Castro, com a colaboração de Bruno Salvador, Reny Batista, Carlos Alberto (Xúnior Matraga), Lene Teixeira, Caroline Bacelar e Amanda Gama. A entrada para o evento é franca e se inicia a partir das 14 horas deste sábado, 09 de julho, no teatro de Arena do Parque Ipanema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com