Cultura

Salette Olguin conversa com Ana Botafogo no Oficinas Culturais

IPATINGA – A programação comemorativa dos 20 anos do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas recebe a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, para um bate papo descontraído, com participação de Salette Olguin, representando a Associação Cultural Zélia Olguin/Academia Olguin. Claudinei de Souza, idealizador do projeto, media a conversa a partir das 20h, do dia 11 de novembro (quarta), no canal do You Tube Oficinas Culturais Ipatinga.

ANA BOTAFOGO

Ana Botafogo dispensa apresentações. Considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos, nasceu no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos de ballet. Na adolescência foi estudar na França e lá participou de uma seleção para integrar o elenco do Ballet de Marseille, de Roland Petit, quando iniciou sua carreira profissional. Depois disso participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza (Madri), representando o Brasil e apresentou-se em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul.

Voltando ao Brasil foi convidada a participar do Ballet do Teatro Guaíra como bailarina principal. Em 1981 volta ao Rio de Janeiro como Primeira Bailarina do Ballet do Teatro Municipal. Como artista convidada dançou com importantes companhias como Saddler’s Wells Royal Ballet, Ballet Nacional de Cuba,  Ballet da Ópera de Roma, entre outras.  Apresentou-se em quase todo o Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro além de outras Companhias e Academias de Ballet.

Por três anos foi curadora do Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes festivais do gênero no país.  Para a bailarina a divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante. Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. 

HISTÓRIA

Ana Botafogo foi indicada por Salette Olguin, dentro da curadoria compartilhada que o Oficinas Culturais promove com grupos e entidades do Vale do Aço. “Quando recebi o convite do Claudinei de Souza fiquei muito honrada. Já tivemos o prazer de receber a Ana Botafogo na décima edição do Endança – Encontro de Dança do Vale do Aço, que foi realizada em 1995 pela Academia Olguin. Ela é um mito que popularizou a Dança Clássica, sempre elevando o nome do Brasil. Acompanho a sua carreira desde 1981, quando pude vê-la fazendo aulas, em um curso de férias na Academia da Dalal Achcar, no Rio de Janeiro. Desde então, nunca medi esforços para assistir os espetáculos  em que ela era protagonista, acompanhando e admirando cada vez mais a sua brilhante carreira”, declara Salette.

O PROJETO

O projeto Oficinas Culturais Trocas Coletivas é uma realização do dramaturgo, ator e diretor Claudinei de Souza. Conta com patrocínio da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa,  apoio do Instituto Usiminas e Fundação Vovô João Azevedo. O Incentivo é do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura. A produção é de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Informações pelos telefones (31) 98883 – 3142, (31) 99966 – 4166 e (31) 98662 – 4085.

SERVIÇO

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos

Local: Youtube – Oficinas Culturais Ipatinga

Dia  11 de novembro, às 20h – Live com Ana Botafogo, com participação de Salette Olguin ( Academia Olguin) e Claudinei de Souza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com