Internacionais

Rússia fecha cerco a Kiev e Putin estimula golpe militar

Presidente russo diz em vídeo que militares ucranianos deveriam tomar o poder; tropas russas entram na região de Kiev

MOSCOU – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu nesta sexta-feira (25) ao exército ucraniano para “tomar o poder” em Kiev e derrubar o presidente Volodimir Zelensky e seu entorno, aos quais chamou de “neonazistas e viciados em drogas”.

“Tomem o poder em suas mãos. Acho que vai ser mais fácil negociar entre vocês e eu”, disse Putin ao exército ucraniano em um discurso na televisão russa.

Moscou descreve as autoridades ucranianas como “neonazistas” ou “junta” desde 2014, quando eclodiu uma guerra no leste da Ucrânia entre separatistas pró-Rússia e forças de Kiev, apesar de Zelensky ter origens judaicas.

OTAN

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que a decisão de Putin de atacar a Ucrânia “foi um terrível erro de estratégia”. Os estados-membros da aliança militar se reuniram nesta sexta para tratar da guerra na Ucrânia. Em um comunicado conjunto, as nações do Ocidente disseram que irão reforçar suas tropas no braço leste da aliança. A Ucrânia não faz parte da Otan e não há presença militar da Otan em seu território.

Também nesta sexta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne para apresentar uma resolução em resposta a Moscou.

ALEMANHA

A Alemanha está aberta a cortar a Rússia do sistema global de pagamentos SWIFT, mas que deve primeiro calcular as consequências para sua economia, disse o ministro das Finanças, Christian Lindner.

SWIFT, ou “Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais”, é um sistema de mensagens seguro que facilita pagamentos rápidos além-fronteiras, facilitando o fluxo de comércio internacional.

Os bancos que se conectam ao sistema SWIFT e estabelecem relacionamentos com outros bancos podem usar mensagens SWIFT para efetuar pagamentos.

CONSELHO DA EUROPA

A Rússia foi suspensa temporariamente do Conselho da Europa em resposta ao “ataque armado contra a Ucrânia”.

A organização, criada em 1949, reúne 47 países e já havia adotado sanções contra a Rússia após a anexação da Crimeia em 2014.

“A suspensão não é uma medida definitiva e sim temporária, que deixa os canais de comunicação abertos”, disse o Conselho em nota.

O Conselho protege os direitos humanos e o Estado de Direito em todo o continente. É uma entidade separada da União Europeia.

NEGOCIAÇÃO

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs a Vladimir Putin uma negociação, segundo a agência de notícias russa RIA.

O Kremlin sinalizou interesse em conversar, e acionou o governo de Belarus – aliado russo – para que as negociações fossem sediadas na capital Minsk.

Os ucranianos preferem que a reunião aconteça em Varsóvia, na Polônia – país-membro da Otan.

Na véspera, o líder ucraniano disse em um pronunciamento televisionado que seu país foi “deixado sozinho” e acenou com possibilidade de debater uma “posição neutra” sobre a Otan.

CHINA

O presidente da China, Xi Jinping, telefonou nesta sexta-feira (25) para o líder russo, Vladimir Putin, e pediu que ele negocie com a Ucrânia para acalmar as tensões na região, segundo a emissora estatal China Central Television (CCTV).

Xi disse que Pequim decidirá sua posição sobre a invasão com a Ucrânia com base no mérito da questão, mas reiterou que a posição da China foi sempre respeitar a soberania e a integridade territorial de cada país.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Chiina, Xi Jinping, conversam durante reunião bilateral em Pequim, na China, em 4 de fevereiro de 2022

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com