Cultura

Ratton lança filme O Lodo, inspirado em Murilo Rubião

Foto: A atriz Maria Clara Strambi, em foto de Lauro Escorel

O Lodo novo filme de Helvécio Ratton está na 44ª Mostra Internacional de Cinema

Novo filme do diretor Helvécio Ratton, O Lodo, será exibido na 44ª Mostra Internacional de Cinema, uma edição online, que acontece de 22 de outubro a 04 de novembro. O filme, com atores do Grupo Galpão, será lançado comercialmente em 2021, com distribuição da Cineart Filmes.

Uma história envolvente, do início ao fim, com clima divertido e original, O Lodo acompanha Manfredo (Eduardo Moreira), um pacato funcionário de uma companhia de seguros. Para tratar uma depressão, Manfredo procura um psiquiatra, o Dr.Pink. O médico afirma que ele tem um verdadeiro lodaçal dentro de si e quer saber de seu passado, mas há algo que Manfredo não deseja revelar. Manfredo se irrita com a insistência do Dr.Pink, sente raiva e medo do médico, mas não consegue se livrar dele, paralisado por uma culpa que carrega e procura esquecer.

PESADELO

Em uma noite, como um pesadelo que se torna realidade, Manfredo sonha que Dr. Pink abre seu peito com um bisturi para extrair o lodo lá de dentro e, ao acordar, descobre uma ferida no peito.  A misteriosa irmã de Manfredo (Inês Peixoto) aparece de repente, como um fantasma vindo do passado, e se alia ao Dr.Pink. No trabalho, Manfredo enfrenta a concorrência de um colega que disputa com ele uma promoção na empresa. Em crise, Manfredo perde o controle sobre sua própria vida e se vê preso em uma situação absurda, da qual não consegue escapar. Manfredo já não sabe se o que está vivendo é realidade ou imaginação.

FANTÁSTICO

O Lodo é um thriller psicológico, livremente inspirado no conto homônimo do escritor Murilo Rubião, considerado o mestre da literatura fantástica no Brasil, com um estilo comparado com o de Kafka, por inserir o absurdo com naturalidade no cotidiano dos personagens. “Há uma contradição entre a coerência da narrativa e a incoerência dos acontecimentos. O Lodo é um filme fantástico, mas com uma linguagem realista e universal. Apesar de absurdo, tudo está em seu lugar. Mas, por trás dessa normalidade aparente, emerge o fantástico e nos desconcerta.”, explica o diretor Helvécio Ratton.

Como um desafio fascinante, O Lodo segue por um caminho pouco trilhado pelo cinema brasileiro, misturando sonho e realidade, e envolvendo o espectador em um clima surpreendente e original. 

FICHA TÉCNICA

O Lodo tem fotografia de Lauro Escorel, direção de arte de Adrian Cooper, montagem de Mair Tavares e música de Paulo Santos. Em seu elenco estão, além de Eduardo Moreira e Inês Peixoto, Renato Parara, Teuda Bara, Rodolfo Vaz e Fernanda Vianna. A produção é de Simone Matos e Quimera Filmes.

Direção: Helvécio Ratton

Produção: Simone Matos

Roteiro: Helvécio Ratton e L.G. Baião

Baseado no conto “O Lodo” de Murilo Rubião

Elenco: Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Teuda Bara, Renato Parara, Rodolfo Vaz e Fernanda Vianna. Apresentando Maria Clara Strambi e Cláudio Márcio

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com