Cultura

Projeto Turismo no Vale e o progresso do Vale do Aço Destino Turístico

IPATINGA – O que as características de cuidado, atenção e total respeito à diversidade, em sua forma mais genérica, representam na atividade turística? A partir da analogia com as relações de respeito e diversidade humana com ênfase no processo de aprendizagem em grupo, iniciaram-se as atividades de rotina do Projeto Turismo no Vale de 2020. Em uma reunião que caracterizou- se como um encontro com a diversidade, 50 participantes entre eles empresários, profissionais liberais, artesãos e lideranças regionais marcaram presença na abertura dos trabalhos do Projeto, no Teatro Zélia Olguin, no dia 30 de janeiro.

Através da mediação da consultora especializada em Cultura da Cooperação Regina Andrade os presentes   puderam refletir e exercitar suas competências interpessoais, o que, para a coordenadora Joana Angélica O.G, estimula o desenvolvimento de lideranças que garantam o padrão de qualidade dos serviços e produtos ofertados no âmbito do Vale do Aço Destino Turístico de modo equilibrado, ou seja, rumo à sustentabilidade das ações.

Segundo a consultora Regina Andrade, o grupo de participantes é repleto de talentos e   caracteriza- se pelo comprometimento e junção de competências diversas que potencializa o coletivo, favorecendo a coesão do grupo.  Os próprios participantes conseguem fazer com que o Projeto seja sustentável  pois possuem a consciência de aprendizagem continuada.

A expertise do trabalho em rede é uma tônica do Projeto Turismo no Vale, que inicia sua trajetória em 2011 pautado em análises e diagnósticos técnicos que, através de pesquisa de mercado, planejamento estratégico e consultorias especializadas, desenvolve pautas que hoje encontram- se alinhadas sinergicamente: turismo e cultura.

De acordo com Alessandro Challub, analista do Sebrae Minas, a constância do projeto reforça que as ações desenvolvidas na região, têm somado esforços para o fortalecimento do Turismo de uma forma abrangente. “É importante envolvermos cada vez mais os participantes, para termos um projeto fundamentado. Esse encontro foi uma oportunidade de olharmos para o grupo como um todo e também para analisar cada iniciativa participante”, destaca Alessandro. 

O Vale do Aço – Destino Turístico, conhecido mundialmente por suas indústrias de grande porte e pela potencialidade do seu solo é também um polo cultural, com atrativos como culinária diversificada, arquitetura rural de valor histórico, áreas naturais de grande beleza, “modos “da hospitalidade mineira, manifestações que expressam os traços de mineiridade, ou seja   recursos suficientes para inovação e diversificação da economia local através do Turismo.

Para Cristiano, que atua no atrativo turístico Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga, o Projeto Turismo no Vale “nos mostra o valor da integração de persistir juntos, sendo uma locomotiva levando a todos   a um porto seguro”, referindo – se à maturidade no desenvolvimento dos negócios, que é fomentada na medida em que todos caminham em um mesmo sentido: O Vale do Aço Destino Turístico.

SERVIÇO

Projeto Turismo no Vale. http://www.turismovaledoaco.com.br/  Mais informações, falar com Joana pelo telefone: 31 973661230.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com