Cidades

Servidores da agência do INSS em Ipatinga são testados

Profissionais lidam diariamente com grupo classificado pela Organização Mundial de Saúde como de risco ao novo Coronavírus. Previsão de reabertura da agência para expediente presencial é para o início do mês de agosto.

IPATINGA – Com previsão de retorno aos trabalhos presenciais de atendimento ao público somente no dia 3 de agosto, em função da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Ipatinga realizou, nesta quinta-feira (9), um trabalho preventivo de aplicação de testes rápidos em cerca de 40 servidores da agência da Previdência Social.

O objetivo da ação é identificar com mais exatidão o nível de circulação da Covid-19 na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença.

Para a realização do teste rápido é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta do material.

ATENDIMENTO

O gerente da agência da Previdência Social em Ipatinga, Helton Alves Ribeiro, ressalta que o trabalho realizado pelos servidores do INSS é, na maior parte do tempo, de atendimento público e principalmente pessoas que estão classificadas em grupo de risco para a Covid-19.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a Prefeitura de Ipatinga, que atendeu a nossa solicitação de realizar a testagem em nossos servidores. Vejo tudo isso como um excelente trabalho preventivo, uma vez que podemos retornar ao atendimento presencial a qualquer momento e precisamos saber como está a saúde dos nossos servidores. Nosso público é, na maior parte, grupo de risco, como idosos, gestantes, deficientes e pessoas doentes que procuram o INSS por incapacidade. Identificando de forma antecipada o funcionário que eventualmente esteja contaminado com o vírus, é possível realizar o afastamento para evitar ainda mais a contaminação interna e, também, preservar o próprio público”, disse o servidor.

TESTAGEM

“Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento quase 13 mil testes para checagem de casos Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Quando o governo decide realizar uma força-tarefa para testagem de assintomáticos da linha de frente é uma forma de garantir que essas pessoas que também não pararam de trabalhar não estão infectadas e continuam aptas para prestarem os seus serviços à sociedade. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, disse o prefeito Nardyello Rocha.

A mobilização da força-tarefa para testagem de um amplo grupo de profissionais, em segmentos diversos, só está sendo possível após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do Coronavírus. Os testes estão sendo usados para checagem das condições de saúde principalmente nas forças de segurança, saúde e profissionais da linha de frente ao combate à Covid-19. Também estão sendo priorizadas pessoas abrigadas em asilos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com