IPATINGA – Em mais uma medida preventiva contra a disseminação do Coronavírus, foi finalizada nesta quinta-feira (20), pela Prefeitura de Ipatinga, a testagem de aproximadamente 100 profissionais que trabalham nas diversas feiras livres do município. A iniciativa busca identificar com mais exatidão o nível de circulação da Covid-19 na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença.
Conforme o Decreto 9404/2020, publicado pelo Executivo no Diário oficial do município, na última terça-feira (18), no momento está liberado o funcionamento das feiras no sistema de rodízio, de segunda a sábado. A exceção é para o domingo.
“Diante dessa retomada das atividades do comércio lojista e da feira, se faz ainda mais necessário realizar a testagem dos profissionais, uma vez que eles vão ter contato com muitas pessoas. O objetivo principal é conseguir identificar alguém que esteja com o vírus e não apresente sintomas, podendo assim transmitir a doença”, explicou a referência técnica de Enfermagem do município, Fabiana Figueiredo.
Feirante há mais de 25 anos, Valdo Almeida de Souza aprovou a ideia da testagem na classe. “Lidamos diariamente com o público, principalmente no que diz respeito a atendimento. Então, é muito importante essa iniciativa da Prefeitura de testar os trabalhadores da feira. Se alguém estiver doente sem saber, deve buscar naturalmente a quarentena, para se proteger e também aos demais”, disse.
Testagem
Para a realização do teste rápido é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta do material.
A mobilização da força-tarefa para testagem de um amplo grupo de profissionais, em segmentos diversos, só está sendo possível após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do Coronavírus. Os testes estão sendo usados para checagem das condições físicas de pessoas principalmente entre membros das forças de segurança e saúde e profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, além de servidores municipais. Também estão sendo priorizadas pessoas abrigadas em asilos.
Mais testes
A Prefeitura de Ipatinga também deu início, nesta quinta-feira (20), à testagem dos profissionais que trabalham no Ministério Público Federal. A previsão é de que sejam contemplados cerca de 60 funcionários.