Cidades

Exército conclui em uma hora trabalho de desinfecção na UPA de Ipatinga

Um grupo com 79 membros do Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada (EsIE), localizados no Rio de Janeiro, trabalhou em Ipatinga, na manhã desta sexta-feira (21)

IPATINGA – Em pouco mais de uma hora, a equipe do Exército Brasileiro, constituída por militares do Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada (EsIE), com sede no Rio de Janeiro, realizou a desinfecção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Canaã, na manhã desta sexta-feira (20). A operação, cumprida por dezenas de homens paramentados, atendeu as áreas interna e externa do equipamento público de Ipatinga, como medida de contenção contra a propagação do Coronavírus.

O Batalhão, que tem experiência em grandes acontecimentos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, vem realizando operações de desinfecção em todo o Estado. O produto utilizado é o BX24, um microbicida à base de cloro e detergentes, de alto espectro, oriundo da Itália, que serve para eliminar vírus, bactérias e outros microorganismos.

De acordo com o tenente-coronel Domingues, comandante da operação, dos 79 militares presentes no município, 45 participaram diretamente da ação na UPA. Três caminhões levaram à unidade os equipamentos de pulverização e produto químico usado, além dos militares envolvidos.

Após realizar a sanitização do espaço, o Exército realizou uma capacitação para os servidores públicos acerca de outras operações do gênero que possam ser realizadas autonomamente pelo próprio município.

Indicadores positivos

Apesar de Ipatinga ter sido escolhida por ser, na visão do Exército Brasileiro, uma das cidades do país com maior prevalência de casos da doença, a ação de desinfecção acontece num momento em que os números locais estão bastante controlados. O município encontra-se há mais de três semanas com a sua taxa de transmissibilidade da doença abaixo de 1%, o que inclusive determinou a publicação de um novo decreto com maior flexibilização das atividades comerciais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com