Nacionais

Pesquisas revelam riqueza de dados além das intenções

Situação econômica do País e não ideologia é principal razão que motiva a ir às urnas; Bolsonaro não tem domínio absoluto de evangélicos e 70% dos eleitores já dão o voto como definitivo, o que já coloca a disputa no 2º turno

(*) Fernando Benedito Jr.

(DA REDAÇÃO) – O Diário Popular fez uma comparação entre as duas últimas pesquisas de opinião sobre a intenção de voto no Brasil na eleição de outubro, a do Poder Data, ligado ao site Poder 360 e a da Quaest Consultoria e Pesquisa feita para a Genial Investimentos.

A pesquisa PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa da Quaest Consultoria e Pesquisa foi coletada face a face, de 10 1 13 de março. Foram feitas 2 mil entrevistas com margem de erro estimada de 2 pontos percentuais e confiança de 95%.

INTENÇÃO DE VOTO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua vencendo todos os cenários em um eventual 2º turno nas eleições, mostra a pesquisa PoderData. Lula tem 40% contra 30% do atual presidente nas intenções de voto. Há duas semanas, o placar era de 40% a 32%. No 2º turno, Lula venceria Bolsonaro por 50 a 36% com uma diferença de 14%.

A pesquisa Quaest de intenção de voto estimulada no 1º turno sugere três cenários com mudanças de candidatos que estão na lanterna da corrida presidencial.

O Diário Popular preferiu fazer a comparação apenas entre os dois candidatos principais, polarizadores de uma disputa que parece consolidada e que elimina a possibilidade de uma “3ª via”.

Nestes três cenários, Lula venceria em todos com 44%, 45% e 48%, enquanto Bolsonaro teria 26%, 25% e 28%.

No 2º turno, Lula também venceria em todos os cenários. O petista teria 54% dos votos contra 32% de Bolsonaro.

VOTO DEFINITIVO

O grau de decisão de voto (estimulada) é definitiva para 70% dos eleitores de Bolsonaro e 73% para os eleitores de Lula.

Caso aconteça algo novo, 29% dos eleitores de Bolsonaro podem mudar de ideia e 26% dos eleitores de Lula podem mudar.

ALÉM DA INTENÇÃO

Além da intenção de voto, as pesquisas trazem inúmeras informações importantes para um balizamento real do perfil dos eleitores, o que os leva a escolher determinado candidato, o que os motiva, onde estão os votos. E mais: revela dados que não são tão absolutos e definitivos como se imagina, como é o caso do apoio de evangélicos, dos motivos que levam a votar em tal ou qual candidato. Ambas as pesquisas tem uma sequência história que aponta sempre para a vitória do ex-presidente Lula em 1º e 2º turnos, com oscilações de uma pesquisa para outra, dependendo dos ventos conjunturais, como a situação econômica, a guerra na Ucrânia, um ou outro episódio marcante no cenário político e econômico nacional.

RAZÃO DO VOTO

Um dado relevante e por vezes determinante para o resultado eleitoral é a razão do voto. A pesquisa Quaest, aponta que, longe dos motivos ideológicos que movimentam a militância da esquerda e da direita, é o economicismo o fator predominante. Para a maioria da população, este e o tema que interessa, a sobrevivência, que depende da estabilidade da economia.

Indagados sobre a razão do voto, os entrevistados da Quest respondem:

. Situação econômica do País: 43%

. Boa gestão no passado: 17%

. Se o candidato é honesto: 7%

. Propostas dos candidatos: 6%

. Situação econômica pessoal: 5%

. Para evitar a vitória de outro candidato: 4%

. Posições do candidato sobre questões morais: 4%

. Opinião da família ou amigos: 3%

. Apoio de políticos que eu simpatizo: 2%

. Se o candidao tem chances de ganhar: 1%

. Partido do candidato: 1%

. Apoio de pastores/padres da minha igreja: 1%

. NS/NR: 7%

RELIGIÃO

A gritaria que os evangélicos fundamentalistas costuma fazer nos templos da religião e da política em favor de Bolsonaro, também não é tão absoluta assim. O ex-presidente Lula, contra toda a demonização, tem parcela significativa de votos entre os evangélicos e, principalmente, entre os católicos, demonstrando que as tentativas de colocá-lo como candidato do “mal”, são em parte infrutíferas. Entre os católicos, Lula inverte a situação eleitoral, mantendo folgada distância de seu adversário. Ou seja, se os líderes evangélicos radicais tentam empurrá-lo para o inferno eleitoral, os católicos lhe garantem o “livramento”

Conforme a pesquisa Quaest, Lula tem 51% entre os católicos e 33% entre evangélicos. Bolsonaro tem 21% entre católicos e 38% entre evangélicos. Em outras religiões, Lula tem 36% e Bolsonaro 17%. Entre os que não tem religião, Lula lidera com 44% e Bolsonaro fica com a metade dos ateus, 22%.

Na pesquisa Poder Data, Lula tem 22% entre os evangélicos e Bolsonaro tem 46%. Entre os católicos, a situação se inverte, Lula tem 48% e Bolsonaro tem 20%.

REGIÕES DO PAÍS

As regiões do País, principal palco de operações da disputa eleitoral e onde os candidatos terão que demonstrar toda a sua habilidade política, sua tática e estratégia eleitoral na montagem dos palanques e alianças, são outros campos que precisam ser analisados cuidadosamente no cenário desenhado para 2022.

A intenção de voto estimulada para presidente por região, segundo a pesquisa Quaest garante a vitória folgada de Lula no Nordeste, onde Bolsonaro faz investidas constantes, mas tudo indica, sem grandes resultados.

PESQUISA QUAEST                      PESQUISA PODER DATA

Região                                                   Região

Lula                                                       

Nordeste: 60%                                        Nordeste: 54%

Norte: 43%                                             Norte: 45%

Sudeste: 42%                                          Sudeste: 34%

Sul: 35%                                                 Sul: 30%

Centro-oeste: 29%                                  Centro-oeste: 32%

Bolsonaro

Nordeste: 15%                                           Nordeste: 25%                                      

Norte: 30%                                                 Norte: 21%

Sudeste: 26%                                             Sudeste: 31%

Sul: 29%                                                    Sul: 34%

Centro-oeste: 39%                                     Centro-oeste: 40%

GÊNERO

Em ambas as pesquisas, o ex-presidente Lula lidera a intenção de voto estimulada entre as mulheres. Mas é interessante observar que Bolsonaro ainda tem significativo apoio entre elas, com todas as práticas misóginas, a começar pela composição do governo, atitudes machistas e inúmeras intervenções de cunho anti-feministas adotadas durante o governo.

Conforme a pesquisa Poder Data, Lula tem o apoio de 42% das mulheres e 37% dos homens. Bolsonaro tem o apoio de 26% das mulheres e de 34% dos homens. Já na intenção de voto para presidente estimulada da Quaest, Lula tem o apoio de 48% das mulheres e 41% dos homens e Bolsonaro tem o apoio de 20% das mulheres e 31% dos homens.

ESCOLARIDADE

O ex-presidente tem a preferência dos eleitores de todas as faixas escolares tanto na pesquisa Quaest quanto na Poder Data. Entre os entrevistados da pesquisa Poder Data, a intenção de voto é a seguinte:

Lula

Fundamental: 50%

Médio: 29%

Superior: 42%

Bolsonaro

Fundamental: 24%

Médio: 33%

Superior: 35%

Na pesquisa Quaest, o resultado entre os entrevistados é o seguinte:

Lula

Até o ensino fundamental: 56%

Ensino médio completo: 39%

Ensino superior incompleto ou mais: 34%

Bolsonaro

Até o ensino fundamental: 18%

Ensino médio completo: 31%

Ensino superior incompleto ou mais: 28%

RENDA

Na extratificação por renda, o ex-presidente Lula também mantém a liderança em quase todos os níveis. Só perde para Bolsonaro na pesquisa Poder Data, entre aqueles que ganham mais de 5 SM. O quadro é o seguinte na pesquisa Poder Data:

Lula

. Até 2 SM: 47%

. De 2 a 5 sm: 32%

. Mais de 5 sm: 33%

Bolsonaro

. Até 2 SM: 23%

. De 2 a 5 SM: 33%

. Mais de 5 SM: 40%

Na pesquisa Quaest:

Lula

Até 2 SM: 54

Mais de 2 SM a5 SM: 42

Mais de 5 SM: 37

Bolsonaro:

Até 2 SM: 19

Mais de 2 SM a 5 SM: 26

Mais de 5 SM: 32

(*) Fernando Benedito Jr. é editor do DP.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com