Internacionais

Pedro Castillo é proclamado presidente do Peru

Justiça indefere recursos da candidata conservadora e concede ao líder de esquerda a vitória por uma diferença de cerca de 44.000 votos, cinco semanas após o término da votação

LIMA – O Júri Nacional de Eleições (JNE) proclamou nesta segunda-feira o professor rural e dirigente sindical de esquerda Pedro Castillo como vencedor do segundo turno, em cerimônia feita por videoconferência cinco semanas após o término da votação oficial. Nesse período, o tribunal analisou e finalmente rejeitou mais de 270 pedidos apresentados pela candidata conservadora Keiko Fujimori para anular os votos de seu oponente. De acordo com os resultados oficiais, o candidato do Perú Libre obteve 50,12% dos votos em 6 de junho, ante 49,87% de Fujimori, o que representa uma diferença de pouco mais de 44.000 votos.

O resultado oficial havia sido adiado por apelações de Fujimori, que buscavam anular algumas cédulas por acusações de fraude. A candidata disse, no entanto, que era obrigada por lei a reconhecer a decisão do Júri Nacional de Eleições.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), a União Europeia e o Reino Unido disseram que a eleição foi limpa. A posse está marcada para o dia 28 de julho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com