Cidades

Onda de calor pode dar lugar a temporais, prevê Climatempo

Vejas as 10 maiores temperaturas registradas no País no dia 26/09/2023

A intensa e longa onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil em 17 de setembro de 2023 finalmente está chegando ao fim, depois de muitos 40°C 41°C e até 43°C pelo Brasil.

O fim da onda de calor começa com a formação de frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical, e o enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste e o Sudeste!

O ar frio de origem polar entra no Sul e vai fazer um friozinho nos próximos dias. As temperaturas ficam amenas até o domingo.

O ciclone se forma sobre o mar e se afasta rapidamente da Região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e ao Mato Grosso do Sul.

Mas atenção! Frente fria avança sobre sobre o Sudeste e encontra calorão, o que aumenta o risco de temporais nesta quarta-feira em São Paulo.

Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais nesta quarta-feira, mas o calorão começa a ir embora nesta quinta, 28 de setembro.

Com máximas previstas em 41°C para o Rio De Janeiro, 38°C para Vitória e 39°C para Belo Horizonte, as três capitais ainda podem ter recorde de calor nesta quarta.

Na quinta, sexta e no fim de semana, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a Região Sudeste e as temperaturas voltam ao normal.

No Centro-Oeste, o vento frio trazido pela frente fria em Mato Grosso do Sul causa grande diminuição do calor. O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica permite a formação de nuvens carregadas de sobre Mato Grosso e Goiás e as pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta. Mas tem mais chuva até o fim de semana e assim as temperaturas voltam a para patamares de calor normal.

Veja as 10 maiores temperaturas registradas no Brasil em 26/09/2023:

1 – 43,5°C São Romão/MG (maior temperatura desta onda de calor até o momento)

2 – 42,9°C Porto Murtinho/MS e Arinos/MG

3 – 42,6°C Unaí/MG

4 – 42,1°C Aragarças/GO

5 – 42,0°C Três Lagoas/MS,  Cuiabá/MT,  Unaí/MG

6 – 41,9°C Água Clara/MS

7 – 41,8°C Januária/MG

8 – 41,7°C Balsas/MA

9 – 41,6°C Bom Jesus da Lapa/BA

10 – 41,4°C Três Lagoas/MS

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com