Cidades

Novos vereadores mirins de Ipatinga são diplomados

Ao todo, 128 alunos de escolas públicas e privadas receberam o diploma, entre eleitos e suplentes

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga realizou a diplomação dos novos vereadores mirins. A cerimônia foi realizada no clube Ipaminas e contou com grande presença de estudantes, parentes, amigos e profissionais de educação.

O evento contou também com a presença de vereadores, do vice-prefeito Allex Imóveis e de demais autoridades locais.

Ao todo, 128 alunos de escolas públicas e privadas receberam o diploma, entre eleitos e suplentes.  A solenidade de diplomação antecede a posse e garante aos jovens parlamentares a confirmação da lisura da eleição.

“Neste ano, o mandato vai ser de sete meses, de junho a dezembro. Depois da diplomação, é feita a posse, na primeira reunião da Câmara Mirim, no mês de junho”, explica a servidora pública Marli Teixeira, coordenadora da Escola do Legislativo, órgão da Câmara de Ipatinga responsável pelo programa educacional. 

COVID-19

A coordenadora afirma ainda que, em razão da interrupção provocada pela pandemia da Covid-19, o formato da Câmara Mirim sofreu alterações.

“A posse irá contar com 33 vereadores eleitos, todos do 9º ano do Ensino Fundamental. Já no ano que vem, serão empossados mais 33 alunos, dessa vez do 8º ano. Fica sendo, portanto, um representante por escola, em cada mandato.”

TRAJETÓRIA

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Ipatinga relembrou um pouco a trajetória do Projeto Câmara Mirim. “Em 2007, há exatos 15 anos, as escolas do município elegiam pela primeira vez os estudantes de um projeto pioneiro em nossa cidade, a Câmara Mirim de Ipatinga”, disse o vereador Toninho Felipe (Cidadania).

Para Toninho, ser vereador em Ipatinga, é ocupar a cadeira de um dos parlamentos mais importantes do Estado de Minas Gerais. “Afirmo que a Câmara Municipal de Ipatinga está recebendo vocês com grande alegria e disposição para auxiliá-los no que for preciso, sabendo que esta caminhada que estão prestes a fazer será de grande proveito para suas vidas.”

JUVENTUDE CIDADÃ

A vereadora Cecília Ferramenta (PT), presidente da Escola do Legislativo, participou ativamente de todo processo eleitoral, mas não pôde comparecer na cerimônia em razão de um imprevisto de saúde. Em mensagem enviada aos novos vereadores, Cecília destacou o pioneirismo da Câmara Mirim, que visa, segundo ela, “contribuir para o despertar e o pleno exercício da cidadania dos nossos jovens.”

“Vocês, estudantes, que hoje estão sendo diplomados como vereadores mirins, têm uma grande responsabilidade, não só com as suas escolas, com os seus colegas e com as suas famílias, mas, principalmente, com a nossa cidade.”

A parlamentar ressaltou ainda que os jovens terão uma oportunidade exercer a política “como uma expressão concreta do exercício da cidadania e da democracia, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação.”

HONRADA

Aluna da Escola Municipal Padre Bertollo, Luiza Almeida disse estar muito feliz por ser eleita e afirmou que irá honrar cada voto que obteve.

“Estou muito feliz e ansiosa para começar essa nova etapa em minha vida. Quero honrar cada pessoa que confiou em mim e irei trabalhar para cumprir com minhas promessas.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com