Cidades

Novos pacientes são operados de catarata no CEM em Coronel Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou nesta quinta-feira (15) uma nova ação para atender 100 pacientes que necessitam de cirurgia de catarata.

Os procedimentos são realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), inaugurado no início deste ano, no bairro Silvio Pereira 2, em frente à UPA 24h, e que conta com um amplo Centro Cirúrgico. Antes, as cirurgias foram realizadas no Hospital Dr. José Maria Morais, que agora pode utilizar o bloco cirúrgico para outros tipos de operações eletivas.

Todos os pacientes passaram por avaliações preparatórias e os atendimentos são por ordem de pedido de entrada na Secretaria de Governança da Saúde após triagem nas Unidades Básicas de Saúde.

MOBILIZAÇÃO DE EQUIPES

A realização das cirurgias exige o empenho de todos os técnicos da Secretaria, desde a área de licitações, controle, administração, auditoria até chegar à enfermagem e equipe médica contratada.

O trabalho requer atenção com cada paciente. A gerente de Atenção Especializada, Karla Carvalho, comemora o sucesso da primeira experiência no CEM. “Estamos muito felizes com o sucesso das cirurgias e a alegria dos pacientes. Através do acesso à rede de saúde e cuidado com todos os pacientes estamos fortalecendo as políticas públicas que desejamos para Coronel Fabriciano”, disse.

Dona Irene Luiza Soares deixou o bloco cirúrgico expressando gratidão. “Eu não enxergava nada. Com a primeira cirurgia já melhorou 80%. Agora eu vou voltar a enxergar tudo. Só Deus pra compensar o que vocês fizeram por mim!”, disse.

CATARATA

A médica oftalmologista Décia Canedo, com 23 anos de especialização na área, explica que a catarata é uma opacificação de uma lente natural do olho, chamada cristalino. Essa lente, com o passar dos anos, vai ficando turva e perde a transparência. A cirurgia, segundo a médica, é a única forma de cura.

“Não há colírios para catarata. A gente retira a catarata e implanta uma lente intraocular no local. Isso melhora a qualidade de vida do idoso porque ele passa a enxergar melhor”, disse.

NOVOS ATENDIMENTOS

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, dá uma boa notícia aos munícipes: manda um recado aos pacientes que aguardam o procedimento. “Em breve nós vamos receber recursos para realizar novas cirurgias. Podem aguardar tranquilos; quem está na fila e, breve receberá a ligação da Secretaria para o agendamento do procedimento. Nós não guardamos dinheiro não! Quando chega recurso, a gente faz o processo licitatório e manda chamar quem está precisando operar”, disse.

COMO TER ACESSO

Para ter acesso ao programa de cirurgias de catarata, o munícipe deve comparecer à Unidade Básica de Saúde de referência, passar pela equipe médica e aguardar ser chamado para avaliação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com