A associação recorrente da tecnologia e dos exames por imagem a procedimentos médicos têm garantido a qualidade de vida de pacientes e a excelência dos resultados. Uma das áreas de maior desenvolvimento é a cardiologia. Na Unimed Vale do Aço, um beneficiário foi submetido a uma angioplastia coronária com implante de stent monitorizada com um aparelho de ultrassom intravascular. O método, que foi um sucesso, contou com uma capacitada equipe assistencial.
“Esse é um procedimento comum na Unimed, na área da hemodinâmica, porém, dessa vez, fizemos a intervenção com o auxílio da ultrassonografia intravascular, para garantir o bom resultado da angioplastia. Ele auxiliou no planejamento, com a tomada das imagens intravasculares mais detalhadas. Dessa forma, é possível verificar o resultado imediato do implante” esclareceu o cardiologista e médico cooperado, Dr. Pedro Paulo, um dos envolvidos no procedimento.
O uso do ultrassom intracoronário é bastante útil para monitorização de angioplastias mais complexas, esclarecimento de mecanismos de falha no procedimento (reestenose do Stent) e para avaliação mais detalhada de lesões intermediárias no tronco da coronária esquerda (vaso principal do coração)
A equipe médica que participou do procedimento contou com três cardiologistas intervencionistas. Dr. Pedro Paulo N. de Castro, Dr. Guilherme Nascimento e o Dr. Marco Antônio Castro, além do anestesista Dr. Renato Mendes, enfermeiro Isaac e técnicos de enfermagem Alex, Wanderson e Gemerson.