Internacionais

Na Europa, Lula discute América Latina e recebe prêmio

Lula se reuniu com o vencedor das eleições alemãs de setembro, Olaf Scholz, do SPD (partido social-democrata alemão)

Lula começa viagem pela Alemanha e em seguida terá agendas na Bélgica, França e Espanha. Entre os compromissos, destacam-se eventos nos dias 15, 16 e 17, em Bruxelas e em Paris

BERLIM – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no início da noite desta sexta-feira (12) com o vencedor das eleições alemãs de setembro, Olaf Scholz, do SPD (partido social-democrata alemão), que está em processo de formação da aliança que irá substituir o governo da chanceler Angela Merkel. Scholz atualmente negocia com o Partido Verde e o Partido Liberal alemão a formação do seu governo como primeiro-ministro.

Nesta sexta, Lula também se encontrou com o presidente da Fundação Friedrich Ebert e ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e com as deputadas do SPD Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori, eleitas na última eleição.

Lula chegou na quinta-feira (11) à Europa, onde terá uma série de eventos e manterá diálogos sobre o cenário atual no mundo e na América Latina. Lula começa sua viagem pela Alemanha e em seguida terá agendas na Bélgica, França e Espanha. Entre os compromissos, destacam-se eventos nos dias 15, 16 e 17, em Bruxelas e em Paris.

Nesta sexta, Lula também se encontrou com o presidente da Fundação Friedrich Ebert e ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e com as deputadas do SPD Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori, eleitas na última eleição.

PARLAMENTO EUROPEU

Além de Lula, que fará o discurso de encerramento do evento, participam da reunião Josep Borrel, vice-presidente da União Europeia; José Luis Rodríguez Zapatero, ex-primeiro-ministro da Espanha; Claudia Sheinbaum Pardo, governadora da Cidade do México; Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá (Colômbia) e o líder do bloco social democrata, Iratxe García Pérez.

A reunião ocorrerá às 17h horário local – 13h, no horário de Brasília. Um pouco antes, às 16h15, Lula dará uma entrevista coletiva no Parlamento, ao lado de Iratxe Pérez. A entrevista será transmitida ao vivo pelas redes sociais de Lula.

PALESTRA

Em Paris, dia 16, também às 17h, Lula dará uma palestra durante a conferência sobre o Brasil no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). A conferência “Qual o lugar do Brasil no mundo de amanhã?” marca os dez anos do título de Doutor Honoris Causa que Lula recebeu da Sciences Po. O ex-presidente foi o primeiro líder latino-americano a receber esse título de uma das instituição mais respeitadas do mundo na área de ciência política e social.

Já no dia 17, pela manhã, Lula receberá o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale por sua gestão “marcada pelo desejo de promover a igualdade”, na Presidência da República. A premiação é concedida apenas em ocasiões extraordinárias e entregue quando o conselho da publicação, uma das principais do mundo na área das relações internacionais, reconhece que alguma personalidade se destaca globalmente por sua coragem de pensamento e ação na política.

Além de premiar sua atuação contra a desigualdade social e racial como presidente do Brasil, a revista aponta a tenacidade do ex-presidente ao enfrentar a perseguição política e judicial, “esforços recompensados com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as suas condenações”.

SADAT

Antes de Lula, a premiação foi para o ex-presidente do Egito Anwar Al Sadat, em 1981, por ser o primeiro líder de um país árabe a visitar Israel, num gesto que foi considerado fundamental para selar a paz entre os dois países após a Guerra do Iom Kippur. Em 1992, a revista voltou a entregar o prêmio, desta vez para o então presidente da África do Sul Frederik De Klerk, que, ao lado de Nelson Mandela, foi responsável por conduzir os acordos e processos políticos que levaram ao fim do regime racista do Apartheid sul-africano. O prêmio foi entregue novamente só em 2004, quando a revista reconheceu o papa João Paulo II como um líder político que enfrentou ditaduras de diferentes espectros políticos.

AGENDA

Lula se encontrou hoje (12), em Berlim, com as deputadas do SPD, o Partido Social-Democrata da Alemanha, Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori, eleitas na última eleição alemã, vencida pela legenda, em setembro.

Eles conversaram sobre a situação política na Europa e no Brasil, diante das perspectivas de formação de um novo governo da SPD na Alemanha, que Lula apontou como “a mais recente vitória da democracia no mundo aconteceu aqui na Alemanha”. Participou também do encontro Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo.

Para Fahimi “é uma felicidade e uma honra vê-lo aqui hoje, com saúde e sua vontade de lutar pela democracia no Brasil”.  A deputada alemã tem um grande diálogo com o Brasil há anos. O ex-presidente teve reuniões com Fahimi no Brasil e na Alemanha, em 2014 e 2015, e ela esteve no Brasil em 2019, onde protestou contra a prisão ilegal que Lula sofria naquele momento, promovida pelo então juiz Sérgio Moro, e que ajudou a eleger Bolsonaro ao tirar o ex-presidente das eleições de 2018.

“A luta contra a pobreza e a proteção ao meio ambiente tem que andar de mãos dadas”  disse Fahimi, com quem Lula se reencontra após sua última visita a Alemanha, em março de 2020.

Participou também do encontro Isabel Cadermatori, recém-eleita deputada pelo SPD nas últimas eleições. Cadermatori tem 33 anos, foi eleita para seu primeiro mandato e é neta do último ministro da Economia de Salvador Allende, que foi preso pela ditadura de Pinochet.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com