Cidades

MP emite nota sobre o mau cheiro na região

O MP afirma que seguirá investigando a ocorrência

IPATINGA – O Ministério Público emitiu uma nota informando sobre as providências que estão sendo tomadas para apurar as causa do intenso mau cheiro que tomou da cidade e da região desde a madrugada da última terça-feira.

O comunicado informa que o Ministério reuniu-se com a Usiminas e Cenibra, além de monitorar a qualidade do ar. As duas empresas afirmam que houve funcionamento normal das atividades. No entanto, a Cenibra informou que trabalha com “gases mercaptanos”, que são compostos sulfurados com combinações de carbono, enxofre e compostos orgânicos, com odor característico de “ovo podre”.

CONFIRA A NOTA DO MP

NOTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE OS ODORES PERCEBIDOS NO DIA 11/02/2020 NA CIDADE DE IPATINGA – 9ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Tendo em vista os diversos acionamentos que a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente recebeu em razão do forte odor percebido na cidade de Ipatinga na noite de 11/02, informa-se que nesta data foram realizados intensos levantamentos com objetivo de verificar a origem e, principalmente, a eventual toxidade dos gases.

O Ministério Público reuniu-se com a Usiminas e com a Cenibra, bem como efetuou consultas à Gerência de Qualidade do Ar da FEAM, ao Departamento de Meio Ambiente do Município e à Secretaria de Saúde. Usiminas e a Cenibra informaram que houve funcionamento normal e típico de suas atividades durante o período da ocorrência. A Cenibra informou também que sua atividade industrial envolve a produção de “gases mercaptanos”, que são compostos sulfurados com combinações de carbono, enxofre e compostos orgânicos, com odor característico de “ovo podre”.

Verificou-se que nenhum dos parâmetros monitorados pela Rede de Qualidade do Ar da Cidade de Ipatinga apresentou quaisquer alterações. Desta forma, descarta-se que o fenômeno ocorrido tenha ligação com os gases Dióxido de Enxofre, Monóxido de Nitrogênio, Dióxido de Nitrogênio, Óxidos de Nitrogênio, Monóxido de Carbono, Metano, Ozônio, Benzeno, Etil-benzeno, Tolueno, Xileno, Orto xileno, Meta xileno, Hidrocarbonetos totais, Hidrocarbonetos não metanos e com partículas em suspensão. No que diz respeito às condições meteorológicas, há informações que no período em que foram percebidos os odores, houve predomínio de vento nordeste, compatível com a direção Governador Valadares-Ipatinga.

A Secretaria de Saúde Municipal informou que não registrou atendimentos médicos em decorrência dos gases com odores desagradáveis percebidos na cidade. Pelo apurado até o momento, se o fenômeno ocorrido estiver atrelado à “gases mercaptanos”, a exposição não prolongada a baixas concentrações não tende a causar consequências graves à saúde.

O Ministério Público permanecerá investigando a ocorrência visando o resguardo dos interesses da coletividade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com