segunda-feira, abril 21, 2025
Google search engine
InícioCulturaMostra de Campinas seleciona obra de alunos da Escola Manoel Izídio

Mostra de Campinas seleciona obra de alunos da Escola Manoel Izídio

Resíduos Enquadrados foi produzido durante a Oficina de Cinema, Meio Ambiente e Mídia Móvel ministrada pelo cineasta Gustavo Jardim

IPATINGA – O curta-metragem Resíduos Enquadrados, produção coletiva de alunos da Escola Estadual Manoel Izídio, foi uma das atrações da Mostra Kino/Estudantil de Cinema de Campinas, promovida na segunda semana deste mês, no Museu de Imagem e Som de Campinas. A seleção da obra para o evento motivou um encontro dos realizadores do filme para celebrar a boa notícia juntamente com educadores e com o idealizador e realizador da Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce – Cinevale, Alexandre Luna, projeto patrocinado pela Fundação Renova, apoiado pelo Edital Doce.

Resíduos Enquadrados foi produzido durante a Oficina de Cinema, Meio Ambiente e Mídia Móvel ministrada pelo cineasta Gustavo Jardim, Mestre em Cinema e Educação pela Fae/UFMG, e doutor em Comunicação Social pela Fafich/UFMG, realizador audiovisual e educador, Gustavo Jardim é diretor de filmes exibidos em festivais no Brasil e no exterior, com grande destaque nos projetos de cinema e educação em escolas públicas, universidades e grupos culturais

CONTRAPONTO

Com duração de três minutos, Resíduos Enquadrados faz um contraponto entre os impactos ambientais provocados pelas indústrias e a resistência da natureza a esses impactos. O curta é aberto com imagens de árvores em flores, do Rio Doce, de um céu azul. Na sequência, surgem imagens sobrepostas traduzindo o caos provocado pela intervenção humana no meio ambiente. Esse desarranjo é representado por fotografias de lixo, das chaminés industriais. O último minuto do curta é dedicado à narração em off e a estampas onde se pode notar um macaco inquieto procurando por um lugar seguro para se abrigar em meio a copas de árvores.

Roda de conversa com Alexandre Luna, professora Flávia Cândida, Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade; o diretor da Escola Manoel Izídio, Bruno Gomes de Menezes; a pedagoga Jamaira Lage, e os alunos que produziram o filme

CÁPSULA DO TEMPO

“Pensei em uma cápsula do tempo, como se estivesse sendo aberta, apresentando ao mundo o aquecimento global, a fome, a degradação do meio ambiente. Esse recipiente é associado a algo guardado há anos e sendo revelado agora. Contribuí com essa inspiração ao me lembrar de um livro que tratava de uma história sobre cápsula do tempo e que nos fez pensar em o quanto precisamos preservar a vida para hoje e para o amanhã”, sublinha Ana Alice, estudante do primeiro ano da Escola Estadual Manoel Izídio.

KINO GAIA

O filme concorreu a uma vaga na programação da Mostra na categoria Kino Gaia, focada em criações que enfatizem as relações entre o humano e o não humano, outras formas de vida presente nos contextos em que as pessoas existem.        

O idealizador e realizador da Cinevale, Alexandre Luna, parabenizou os alunos que participaram da produção cinematográfica e motivou o grupo a se manter em atividades dedicadas ao audiovisual. “Os estudantes têm talento. Tiveram um filme selecionado para uma mostra importante em Campinas, deram um passo que vai inspirar os alunos a participarem de outras mostras, a estudar mais, a se dedicar mais à sétima arte”. Alexandre Luna destacou o apoio da Escola Estadual Manoel Izídio e do cineasta Gustavo Jardim. “A equipe pedagógica da Escola, os educadores, todas as pessoas que atuam no educandário, de alguma forma, contribuíram para que a Cinevale acontecesse com sucesso em sala de aula e ganhasse a projeção que comemoramos hoje”, completou o realizador.

RODA DE CONVERSA

Participaram da roda de conversa, além de Alexandre Luna, a professora Flávia Cândida, Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade; o diretor da Escola Manoel Izídio, Bruno Gomes de Menezes; a pedagoga Jamaira Lage, e os alunos que produziram o filme.

A Mostra Kino e a Mostra de Cinema Estudantil de Campinas, que acontecem juntas, integram o Programa Cinema & Educação, que promove a experiência do cinema na escola de Educação Básica. A Rede Kino, a coordenação do Museu da Imagem e do Som de Campinas, docentes e estudantes do Laboratório Olho – FE/Unicamp são parceiros do evento. As organizações atuam na  divulgação de filmes produzidos nas/por escolas de Campinas e de outras regiões do Brasil.

Além da exibição de filmes, a Mostra traz em sua programação debates sobre temas relacionados à educação e o cinema.

A Cinevale é uma realização de Alexandre Luna, produção de Shirley Maclane, assessoria de comunicação de Goretti Nunes. A iniciativa conta com apoio da Fundação Renova, via Edital Doce e Prefeitura Municipal de Ipatinga.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments