Cultura

Moçambique de Timóteo comemora 17 anos de fundação

O encontro de Afromineiridades reuniu representantes da cultura e realizou apresentações de grupos de congado do município e parceiros de outras cidades.

TIMÓTEO – A Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário, Guarda de Moçambique de Timóteo, completou 17 anos de atividades no último domingo (23).

O encontro que reuniu congadeiros, grupos de percussão afromineira e grupos  de danças contou com as presenças ilustres do vice prefeito de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, a representante do IEPHA/MG Nicole Martins,  subsecretário de Cultura Cláudio Gualberto, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo Márcia Lessa,  entre outros.

A festa promoveu intensa programação de aniversário, que teve início no sábado (22/05), com um grande encontro denominado “Afromineiridades”. A Corporação Musical Santa Cecília comandou a Alvorada, bem cedo, pela primeira vez na comunidade do bairro Bela Vista. Em seguida, houve o cortejo que seguiu rumo à Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, onde foi realizado o seminário.

O seminário, que avaliou as intervenções da cultura popular e promoveu discussões importantes sobre a valorização dos temas afros e manifestações de resistência, reuniu os mestres de Congado. No final da tarde, na Praça 29 de Abril, no bairro Centro Sul, diversas apresentações deram o recado das Afromineiridades.

Na abertura do encontro, o grupo de percussão Valentinas e Companhia de Dança Lopes, ambos de Timóteo.  Encantaram os participantes, o Grupo Hip Hop do Cais de Coronel Fabriciano,  Guarda do Congo Rosário de Maria, Folia de Reis São Jorge Guerreiro de Araguari,  Tamborzeiros do Rosário de Maria de Araçuaí e Guarda de Moçambique de Timóteo. As atrações finais ficaram por conta das escolas de samba Vai Quem Quer de Guanhães e Império da Sede de Timóteo.

No domingo (22), aconteceu o primeiro Encontro de Congadeiros e Mestres do Vale do Vale do Aço na Regional Sul do município. Ao todo foram sete apresentações de grupos de congado de Itabira, Raul Soares, Alvinópolis, Virgolândia, Coronel Fabriciano, Joanésia e Mesquita. Os grupos fizeram reverência à coroa do Divino Espírito Santo, representada pelos reis festeiros Jhenimara e Lucas Neves. A transmissão das coroas, realizada em uma bela cerimônia de passagem com a presença de capitães e mestres do congado, foi para os novos reis festeiros Robson da Ambulância e sua esposa Shirley.

Cerca de 500 participantes, entre congadeiros e pessoas da comunidade do bairro Bela Vista, tiveram almoço de confraternização na Escola São Sebastião de Timóteo, onde foi servida uma deliciosa feijoada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com