Nacionais

Lula não vai à posse de Milei

BRASÍLIA – A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirmou nesta terça-feira (5) ao g1 e à GloboNews que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá à posse de Javier Milei como presidente da Argentina.

A cerimônia será em Buenos Aires, capital da Argentina, no próximo domingo (10). O Brasil deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e por assessores.

O convite para Lula foi entregue ao governo brasileiro no último dia 26, em uma reunião em Brasília entre Mauro Vieira e Diana Mondino – já anunciada por Milei como futura chanceler argentina.

Embora a Argentina seja um importante parceiro comercial do Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não irá à posse do presidente argentino.

Em 2019, por exemplo, o então presidente Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro.

CRÍTICAS NA CAMPANHA

Durante a campanha presidencial argentina, Milei fez diversas críticas a Lula, chamando o presidente brasileiro de “corrupto”, por exemplo. Além disso, prometeu, se eleito, romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos por Lula, entre os quais o Mercosul e o Brics.

Nesse cenário, integrantes do governo Lula passaram a defender a vitória de Sérgio Massa, ministro da Economia do governo Fernández e que disputou o segundo turno contra Milei.

Quando questionado sobre o tema, Lula disse que não comentaria a eleição no país vizinho, acrescentando que o povo argentino é soberano e que “o Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil”.

Quando o resultado foi confirmado, Lula publicou uma mensagem em uma rede social na qual cumprimentou a Argentina, as instituições do país vizinho, mas não mencionou o nome de Milei.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com