Nacionais

Lula tem 49% dos votos e Bolsonaro 44%, aponta Datafolha

Em votos válidos, Lula obteve 53% e Bolsonaro 47%; na disputa do 1º turno, haviam obtido 48,4% e 43,2%, respectivamente

(DA REDAÇÃO) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente no segundo turno das eleições presidenciais com 49% dos votos totais, ante 44% do atual ocupante do Planalto, Jair Bolsonaro (PL). Este é o resultado da rodada desta semana do Instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (14).

O instituto ouviu 2.898 pessoas em 180 cidades, na quinta (13) e sexta (14), em levantamento encomendado pela Folha e pela TV Globo.

A pesquisa aponta ainda que há 1% de indecisos e 5% de brancos e nulos. Há uma semana, o petista tinha 49%, o presidente 43%. Não sabia em quem votar 2% e não iriam escolher ninguém, 6%.

Em votos válidos, Lula obteve 53% e Bolsonaro 47%. Na disputa do 1º turno dia 2, haviam obtido 48,4% e 43,2%, respectivamente

OUTRAS PESQUISAS

Pesquisa do Instituto Ipespe contratada pela XP Investimentos, realizada por telefone e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% das intenções para votos válidos no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 47%.

Lula aparece com 49% dos votos totais, contra 43% de Bolsonaro; 4% dos eleitores optaram por branco, nulo ou não iria votar, e outros 4% não sabem ou não responderam.

O levantamento é o primeiro da Ipespe contratado pela XP após o primeiro turno. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na semana passada, a Ipespe divulgou uma pesquisa contratada pela Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), na qual Lula obteve 54% das intenções para votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Nessa sondagem anterior, foram realizadas 1.100 entrevistas, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. Votos válidos é a forma como a Justiça Eleitoral usa para definir o resultado oficial das eleições, desconsiderando os votos brancos, nulos e as abstenções.

Comparando as duas pesquisas da Ipespe, Lula oscilou um ponto para baixo nos votos totais, enquanto Bolsonaro estabilizou. Lula (PT): 49% (tinha 50% na semana passada) Jair Bolsonaro (PL): 43% (tinha 43%). Não iria votar/branco/nulo: 4% (era 4%). Não sabe/não respondeu: 4% (era 2%).

QUAEST

O instituto Quaest divulgou nesta quinta-feira (13) pesquisa para o segundo turno das eleições presidenciais. A sondagem, feita com entrevistas presenciais e contratada pela Genial Investimentos, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 49% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), somou 41%. No levantamento anterior de segundo turno feito pela Quaest e divulgado no último dia 6, Lula tinha 48%, portanto ele oscilou um ponto para cima na margem de erro; Bolsonaro manteve 41%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com