Cidades

Ipatinga testa mais de 1.000 profissionais da linha de frente

IPATINGA – Começou nesta terça-feira (30) e se estende até o dia 7 de julho a testagem de milhares de profissionais de variados segmentos no município de Ipatinga. A iniciativa da Prefeitura tem caráter preventivo e busca identificar com mais exatidão o nível de circulação do novo Coronavírus na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença.

Para a realização do teste rápido se utiliza uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta de material.

Conforme programação, estão incluídos para a testagem neste momento os profissionais das forças de segurança como policiais militares e civis e Corpo de Bombeiros, além de juízes e promotores da comarca.

A administração municipal também aplicará o teste rápido nos fiscais lotados nas Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Obras. Também serão contemplados os catadores de papeis recicláveis, garis e pessoas em situação de rua.

TESTAGEM

O prefeito Nardyello Rocha ressalta que Ipatinga é, atualmente, a cidade de Minas e até mesmo do Brasil que mais realiza a testagem para detectar a presença do coronavírus.

“Seja teste rápido, RT-PCR ou qualquer outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o presente momento quase 11 mil testes para a confirmação ou não da Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Quando o governo decide realizar uma força-tarefa para testagem de assintomáticos da linha de frente, sejam eles profissionais da saúde, da segurança pública ou até mesmo os nossos fiscais, garis e catadores de papel reciclável, é uma forma de garantir que essas pessoas que também não pararam de trabalhar não estão infectadas e continuam aptas para prestarem os seus serviços à sociedade. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, disse o prefeito.

INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira, as equipes de saúde iniciaram as testagens a partir das 8h. Os primeiros grupos abordados foram os militares do Corpo de Bombeiros, juízes, promotores e fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

O representante dos bombeiros, tenente Leonardo Dias Schirm, disse que a iniciativa por parte da Prefeitura de Ipatinga, de testagem dos militares, foi de grande valia. Cerca de 85 profissionais realizarão os exames no grupamento.

“Já é um procedimento do Corpo de Bombeiros a realização do teste para militares que apresentam sintomas da doença e, por sua vez, o afastamento destes profissionais se preciso for. Mas o fato de testarmos toda a corporação, mesmo aqueles assintomáticos, traz uma segurança para a população que diariamente é assistida por nós e também para o próprio bombeiro, que tem a certeza de não estar portando a doença até aquele momento”, disse o tenente.

A funcionária pública Celeste Araújo Caldeira de Morais, que trabalha como fiscal do município, também foi testada e agradeceu a iniciativa. “Estamos diariamente na linha de frente do combate ao coronavírus, e a realização do exame nos traz a segurança de que estamos saudáveis, além de levar esse sentimento para a sociedade, uma vez que atuamos na fiscalização diária no município, em contato com muitas pessoas”.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Além destes novos grupos de pessoas que passarão pelo teste, a Administração municipal, pela segunda vez em pouco mais de um mês, também realizou agora no fim de junho a testagem de Covid-19 de cerca de 2.500 profissionais que compõem a linha de frente da área da Saúde.

A realização desta força-tarefa para a testagem destes profissionais só está sendo possível, após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do coronavírus. Os testes serão usados para checagem das condições de saúde principalmente nas forças de segurança e profissionais da linha de frente ao combate à Covid-19. Também serão aplicados em pessoas abrigadas em asilos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com