Cidades

Ipatinga só deve concluir vacinação contra covid-19 em janeiro de 2022

Estudo desenvolvido por pesquisadores de universidades brasileiras criou um modelo matemático capaz de fornecer previsões de quando a vacinação contra a COVID-19 será concluída em cada município brasileiro

IPATINGA – O município de Ipatinga só deverá concluir a vacinação de toda a população contra covid-19 em 26 de janeiro de 2022. A previsão é resultado de um estudo desenvolvido por pesquisadores de universidades brasileiras que criou um modelo matemático capaz de fornecer previsões de quando a vacinação contra a COVID-19 será concluída em cada município brasileiro. O sistema utiliza os dados disponibilizados pelo Governo Federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade e, com isso, projetar quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante.

A última atualização do vacinômetro do Painel de Vacinação mostrava que Ipatinga tinha um total de 67.896 doses de vacina aplicadas: 44.911 da primeira dose e 22.985 da segunda dose. O estudo leva em conta um ritmo médio de vacinação de 502 doses/dia para as primeiras doses e 540 doses/dia para as segundas dose. A previsão de outras cidades da região é a seguinte: Coronel Fabriciano e Timóteo, em 21/09/2022, ambas com média de 115 doses/dia para a vacinação da 1ª dose e 116 doses/dia para a 2ª dose; Santana do Paraíso, em 13/07/2022, com média de 71 doses/dia para a1ª dose e 43 doses/dia para a 2ª dose.

VARIANTES

Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada no Brasil. A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante.

O Painel de Vacinação da COVID-19 pode ser acessado em http://cemeai.icmc.usp.br/painel-vacinacao. Dentro da plataforma, o usuário só precisa selecionar o Estado e a cidade desejados e verá, além da projeção para o fim da vacinação, detalhes sobre doses aplicadas por dia, doses aplicadas com atraso, demanda diária por vacinas, vacinação precoce, abandono da vacinação e muito mais.

PROJETO

O projeto faz parte do grupo ModCovid19, formado por pesquisadores de todo o Brasil que desenvolvem diversas pesquisas a respeito da pandemia. “Nós começamos os trabalhos com o Instituto Serrapilheira e quem deu a estrutura foi o CeMEAI [Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria]. Atualmente, esse é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações [MCTI], explica Tiago Pereira, professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos coordenadores do grupo. A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da UFAL. O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com