Cidades

Ipatinga quer retomar referência em saúde bucal

IPATINGA – A Prefeitura Municipal realizou no sábado (08), o “Mutirão de Odontologia Infantil”, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Cidade Nobre. O objetivo da ação é acabar com a fila de espera por atendimentos odontopediátricos – realizados pela Clínica Odontológica do Bebê, que foi referência em saúde bucal infantil até 2004. Atualmente, a demanda acumulada chega a 1.756 crianças de zero a cinco anos.

Cerca de 500 crianças, que aguardavam na fila de espera por atendimento desde 2010, foram convocadas para avaliação da saúde bucal. Das quase 300 atendidas, 104 já saíram com nova visita ao dentista agendada, já que os dentes apresentavam cáries.

BANDEIRA

De acordo com a prefeita Cecília Ferramenta, que acompanhou ação, novos mutirões serão realizados com objetivo de atender a demanda reprimida. “A saúde bucal sempre foi uma bandeira nossa. Com essa retomada, vamos colocar a Clínica do Bebê em funcionamento na cidade, para que Ipatinga volte a ser referência em saúde bucal infantil”, garantiu a prefeita.

A ação foi elogiada pelo deputado federal Gabriel Guimarães (PT), que acompanhou a prefeita na visita ao mutirão. “A retomada desse programa é a demonstração de que esse compromisso com a cidade é a cada dia reafirmado”, reforçou o deputado.

A prefeita Cecília Ferramenta lembrou que até 2004, três em cada quatro crianças ipatinguense menores de cinco anos tinham os dentes saudáveis e sem cáries. Na época, funcionavam no município a Clínica do Bebê e o Programa Odontológico Materno-Infantil, ambos com foco na prevenção da saúde bucal de gestantes e crianças de 0 a cinco anos. Estes programas serão retomados no município, como assegurou a prefeita durante o evento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com