Cultura

Instituto Usiminas comemora 17 anos da Biblioteca Central de Ideias

Espetáculos Didáticos, contação de histórias e premiação dos cinco leitores mais assíduos do ano estão na programação de aniversário

IPATINGA – Ler é celebrar a nossa capacidade de viajar para outros mundos e adentrar universos desconhecidos. No mês em que celebramos os 17 anos da Biblioteca Central de Ideias, celebramos também a literatura e a presença dos leitores assíduos da BCI com uma programação gratuita: os Espetáculos Didáticos estão de volta, uma oficina de teatro de sombras, uma contação de histórias e a premiação dos cinco leitores que mais usufruíram dos títulos da Biblioteca. As atrações integram a programação da Ação Educativa, que é patrocinada pela Usiminas e realizada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O agendamento  para participar das comemorações pode ser feito na Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo whatsapp: (31) 98437-3330.

Na próxima semana, o Instituto Usiminas abre mais uma série Espetáculos Didáticos com a Cia. Articularte (SP), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, voltada para agendamento de escolas e famílias. O teatro de bonecos “O Menino que Abria Portas” abre a programação na terça-feira (26/04), com sessões às 9h, 14h e 15h30.  Às 17h do mesmo dia, a Cia. Articularte ministra a Oficina de Bonecos de Sombras, que tem o objetivo de ensinar e difundir a técnica milenar do Teatro de Sombras em seus aspectos práticos. Na quarta-feira (27/4), será a vez do espetáculo  “O Valente”, com sessões às 9h, 14h, 15h30, contando a história de um menino que perdeu os pais e foi criado na natureza.

POESIA

A celebração dos 17 anos da Biblioteca Central de Ideias continua no sábado (30/4), às 15h, com a contação de histórias “M de Poesia”, conduzida pelo DaMa Espaço Cultural, na própria Biblioteca. A apresentação traz momentos de interação e musicalidade com a plateia e é livremente inspirada em poemas e canções do poeta brasileiro Manoel de Barros.

“Gosto de pensar que nossa Biblioteca, mais do que um acervo de títulos diversos que conversam com todos os públicos, é um espaço de ideias. É um lugar que guarda modos de pensar, sentir e ver o mundo. Nossa programação de 17 anos traz uma grade de espetáculos de artes cênicas que valoriza as ideias e a forma como elas são contadas e partilhadas”, detalhou a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.

ACERVO

A Biblioteca Central de Ideias possui mais de 15 mil associados que podem desfrutar de um acervo de aproximadamente 9 mil títulos de diversos gêneros literários, entre arte, literatura, psicologia, história, administração, best sellers e outros. Está localizada na entrada do Centro Cultural Usiminas, é mais um espaço que promove a interface da cultura e educação de forma descentralizada e acessível.

Mesmo com a reabertura dos espaços do Instituto Usiminas, os amantes da literatura continuam a ter acesso ao serviço de Delivery de Livros, que entrega e recolhe, toda terça-feira, os títulos em domicílio, gratuitamente. A Biblioteca Central de Ideias funciona de terça à sábado, das 12h às 20h. Informações: 31.3824.3849 | (31) 98437-3330 (Whatsapp)

bibliotecacentraldeideias@usiminas.com.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com