Cidades

Hospital Dr. José Maria Morais tem baixo estoque de sangue e pede doações

Prefeitura de Fabriciano, gestora do HJMM, garante transporte seguro e alimentação para voluntário até a sede do Hemominas, em GV

FABRICIANO – O Hospital Dr. José Maria Morais, gerido pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, conclama doadores voluntários de sangue para agendar a doação e ajudar a regularizar os estoques. A coleta é realizada de 15 em 15 dias na sede do Hemominas, em Governador Valadares. A Prefeitura garante o transporte e alimentação aos doadores voluntários.

Este mês, o Hemominas fez um novo alerta sobre a queda nos estoques de sangue. No hemocentro, apenas os tipos B+ e AB+ (positivo) encontram-se com estoques adequados ou estáveis. Doadores com todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, em especial os tipos O+ e A+ (positivo) e O- e B- (negativo), que estão em nível crítico.

O Hemominas é o responsável pela captação das bolsas de sangue e abastecer os hospitais da região, entre eles HJMM.

A assistente social do HJMM, Simone Alves, reforça que o sangue humano é insubstituível e essencial para salvar vidas em diversos procedimentos de saúde. “Os hospitais continuam atendendo pacientes com outras doenças e não só Covid-19, como cirurgias de urgência, lesões de trânsito, procedimentos oncológicos. Além disso, alguns portadores de anemias falciformes, hemofilias e doenças crônicas precisam receber transfusões de componentes sanguíneos com frequência”, pontua.

DOAR SANGUE É SEGURO

A profissional do HJMM aproveita para esclarecer alguns mitos. “Doar não ‘raleia’ o sangue ou diminuir a imunidade do doador. Isso é um mito que, infelizmente, afasta potenciais voluntários à doação. Na coleta é retirado apenas 450 ml de sangue e o volume é reposto pelo próprio organismo em apenas 72 horas sem qualquer prejuízo à saúde do doador”, explica Simone Alves.

Ela ainda frisa a segurança de todo o processo – do transporte à captação de sangue. “Tudo é feito em conformidade com as normas sanitárias de prevenção ao Coronavírus. Tanto os profissionais do Hospital quanto do Hemominas são capacitados e seguem todas as normas de proteção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente”, reforça.

SEJA VOLUNTÁRIO À DOAÇÃO

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Em virtude do Coronavírus, há algumas restrições e prazos a serem observados pelo voluntário.

Em Fabriciano, a doação é realizada a cada 15 dias, sempre às terças-feiras e pode ser agendada junto à Assistência Social do Hospital Dr. José Maria Morais. A próxima ida de voluntários ao Hemominas, em Governador Valadares, está prevista para o dia 8 de junho e ainda há vagas.

SERVIÇOS

Mais informações, agendamento e dúvidas:

Assistência Social do Hospital Dr. José Maria Morais

Telefone: (31) 3406-7374.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com