Cidades

Grupo Boca de Cena lança Websérie Patrimônios Culturais de Ipatinga

A história de cinco patrimônios históricos do município contada em episódios pelo projeto Pedra Mole Estação das Artes

Fotos: Gustavo Lyra

IPATINGA – Uma igreja que virou teatro, uma outra que foi construída em 12 dias para celebração do Natal, um refeitório que se transformou num centro de referência da dança, uma estação ferroviária desativada que vira ponto turístico e um hotel que hoje é um centro de memória. São estas as histórias que serão contadas por meio da Websérie Patrimônios Culturais de Ipatinga, a partir desta semana no Instagram e canal do YouTube do Grupo Teatral Boca de Cena.

ESTAÇÃO PEDRA MOLE

A websérie integra as atividades do projeto Pedra Mole Estação das Artes – Ano II, realizado em 2023 por meio do patrocínio da Usiminas, apoio do Instituto Usiminas, utilizando os recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Teatro Zélia Olguin, a Igreja do Horto, a Academia Olguin, o Grande Hotel Ipatinga e a Estação Pedra Mole terão suas histórias apresentadas ao público de forma lúdica.

 Trata-se de uma iniciativa que tem como proposta compartilhar e multiplicar a história do Patrimônio Cultural do município, inspirando outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e fortalecimento das nossas identidades.

Uma Igreja que virou teatro e outra construída em 12 dias

No episódio um a websérie conta a história de uma igreja que virou teatro. Estamos falando do teatro Zélia Olguin, inaugurado em 1994, pelo Instituto Usiminas, e tombado como patrimônio histórico do município no ano 2000, que completa este ano, 30 anos de atividades inisterruptas.

Está localizado no bairro Cariru, anexo ao Colégio São Francisco Xavier, e antes funcionava como uma capela da instituição. Sua adaptação para teatro foi motivada pelo grande número de manifestações artísticas que aconteciam na cidade e seu nome foi dado em homenagem a bailarina Zélia Olguin, ícone da dança na região que, já na década de 1970, vislumbrou o grande potencial artístico da cidade.

O Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, anexo ao Colégio São Francisco Xavier, já funcionou como uma capela da instituição

 O segundo episódio traz para o público a história da Igreja do Horto, construída em apenas 12 dias para abrigar as celebrações do Natal do ano de 1959. Foi o primeiro templo católico construído em bairros projetados pela Usiminas. Sua construção original foi toda feita com madeiras e em seu interior há também objetos em madeira e de notado valor artístico. Foi tombada como patrimônio histórico do município em 1981.

A Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Horto, construída em apenas 12 dias para abrigar as celebrações do Natal do ano de 1959

Centro de Referência da dança

A história da Academia Olguin é contada no episódio três. O espaço abrigou durante anos um restaurante para colaboradores da Usiminas. Na década de 1970 Zélia e Mathias Olguin, ao conhecer o antigo “bandejão”, que é como era chamado o local, vislumbrou ali a possibilidade de se criar um espaço para abrigar suas artes: ela a da dança e ele o Karatê.

E em 4 de dezembro de 1971 foi inaugurado o teatro da Academia Olguin,  marco da história cultural da cidade, por abrigar, durante anos, as manifestações artísticas da região e colocar a cidade na trajetória de apresentações de espetáculos de teatro e dança vindos de outros centros. O espaço foi restaurado em 2019 pela Usiminas, utilizando recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da ordem de mais de 700 mil reais.

A Academia Olguin abrigou durante anos um restaurante para colaboradores da Usiminas

Primeira estação ferroviária

A websérie traz também a história da Estação Ferroviária de Pedra Mole, primeira estação do município, fundada em 1922. Localizada entre os bairros Cariru e Castelo, suas ruínas foram tombadas como patrimônio em 1996 e restauradas pela Usiminas em 2019. O projeto de restauro foi feito a partir dessas ruínas e manteve os aspectos construtivos das estações da época, aliados a elementos modernos de engenharia.

 A partir da abertura para visitação deste patrimônio o Grupo Boca de Cena passou a conduzir visitas guiadas à Estação, contando sua história com a apresentação do espetáculo Retrato de Trem, que narra as vivências de um povo em torno da construção. Escolas do município de Ipatinga e cidades vizinhas, passeiam pela história da implantação do Vale do Aço, com uma visita já atingiu mais de 4.000 pessoas.

A Estação Ferroviária de Pedra Mole, no bairro Cariru, foi a primeira estação do município, fundada em 1922

Centro de Memória

No último episódio temos o Grande Hotel Ipatinga, que foi projetado pelo arquiteto Rafael Hardy e fez parte da infraestrutura montada pela Usiminas para receber funcionários e empreendedores do mercado siderúrgico. Sua obra foi iniciada em 1959 e concluída em 1961.  O Grande Hotel, um dos marcos do processo de industrialização da cidade, foi restaurado em 2021 e hoje abriga o Centro de Memória Usiminas que apresenta a história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município, bem como acervo histórico de obras de artes moderna e contemporânea do país, como Amílcar de Castro, Tomie Ohtake e Bruno Giorgi, entre outros.

O Grande Hotel Ipatinga foi projetado pelo arquiteto Rafael Hardy e fez parte da infraestrutura montada pela Usiminas para receber funcionários e empreendedores do mercado siderúrgico

A Websérie está disponível no canal do youtube do Grupo Boca de Cena https://www.youtube.com/c/GrupoTeatralBocadeCenaIpatingaMG e também no instagram

@bocadecenaipatinga.

SERVIÇO

Projeto Pedra Mole – Estação das Artes – Ano II

Websérie Patrimônios Culturais de Ipatinga

Coordenação Geral: Claudinei de Souza e Marilda Lyra

Roteiro e Atuação: Daniela Alves

Produção: Claudinei de Souza e Mari Antonacci

Filmagem e Edição: Equipe 1

Disponível em: https://www.youtube.com/c/GrupoTeatralBocadeCenaIpatingaMG e também no instagram @bocadecenaipatinga.

Episódio 1 – Teatro Zélia Olguin

Episódio 2 – Igreja do Horto

Episódio 3 – Academia Olguin

Episódio 4 – Ruínas da Estação Ferroviária de Pedra Mole

Episódio 5 – Grande Hotel Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com