Cidades

Escolas particulares debatem volta às aulas presenciais em Ipatinga

IPATINGA – Uma comitiva integrada pela secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Wanessa Mayra Reis, e o secretário municipal de Assuntos Institucionais, Frederico Feres, se reuniu nesta quarta-feira (12), com diretores e gestores de escolas privadas de Ipatinga, integrantes da Associação das Escolas Particulares do Vale do Aço, para apresentação de estratégias do município no enfrentamento à pandemia e um diálogo sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais nas instituições.

NÚMEROS

O encontro foi realizado nas dependências de uma instituição de Educação Infantil, no bairro Cidade Nobre. “Este não é um momento que gostaríamos de vivenciar, mas, ainda sim, estamos juntos e por isso abrimos esse espaço na agenda. Sabemos das dificuldades e dos desafios de todos. Porém, o que determina a reabertura ou não das escolas não é o querer do prefeito, mas os números da saúde, que ainda nos preocupam, tanto em Minas quanto no Vale do Aço, por Ipatinga ser uma cidade-polo, mesmo implantando inúmeras ações de combate ao coronavírus. É por isso que ainda não podemos falar em uma data de retorno, pois todas as precauções tomadas são baseadas nas decisões sanitárias”, explicou Eva Rodrigues.

COMISSÃO

A secretária frisou ainda que a Secretaria de Educação nomeou uma comissão para estruturar o protocolo de retorno às aulas presenciais, baseado no que direciona o Conselho Nacional de Educação e elaborado a partir de experiências vivenciadas por outras cidades, estados e países. Uma vez que um retorno prematuro e sem as devidas precauções poderia trazer consequências graves e negativas para a população quanto à contaminação pela covid-19.

“Todos ficaram mais tranquilos e mais seguros, por saberem que a Prefeitura está fazendo tudo o que é possível dentro dos seus limites, visando regularizar a situação. É importante que as escolas saibam que uma comissão da Secretaria foi montada, que teremos um protocolo e uma expectativa para que as escolas possam voltar”, pontua Maurício Mayrink, presidente da Associação e também membro do Comitê Gestor de Crise de Ipatinga.

Ao final do encontro, o secretário municipal de Assuntos Institucionais, Frederico Feres, foi enfático sobre a atuação da gestão municipal. “A Administração de Ipatinga é totalmente favorável a flexibilizar aquilo que for possível flexibilizar, conforme as orientações das autoridades de saúde e as deliberações da Prefeitura pautadas no Comitê Gestor de Crise”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com