Cultura

Encontro de Tambor Mineiro reúne Maurício Tizumba e Grupo Valentinas

Em sua 5ª edição, iniciativa fomenta o fortalecimento de grupos que promovem a cultura popular mineira

TIMÓTEO – Nesta sexta-feira (22), tem início as atividades que integram a programação do 5º Encontro de Tambor Mineiro do Vale do Aço. A iniciativa visa a promoção de intercâmbio entre o Grupo Valentinas, Guarda Congado de Timóteo e Guarda Congado de Jaguaraçu, com o instrumentista, cantor, compositor e ator, referência do Tambor Mineiro, Maurício Tizumba.

As oficinas de formação serão ministradas neste fim de semana na sexta (22), sábado (23) e domingo (24) por Tizumba ao grupo Valentinas. No segundo dia, o encontro contará com a participação do Mestre Luís Fabiano dos Santos, capitão-mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, e com o Capitão da Guarda de Congado Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, Jailton Laurindo, para troca de sabedorias sobre o congado.

ON LINE

A programação irá contar ainda com duas transmissões virtuais ao público. A primeira será no dia 19 de novembro, às 19h. Uma roda de conversa com a participação de Valentinas, Tizumba com os grupos de congado de Timóteo e Jaguaraçu, irá discorrer sobre a difusão e valorização da cultura afro-mineira.

No dia seguinte, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 20h, o grupo apresenta o show intitulado Valentinas Coração de Minas. As atrações poderão ser conferidas pelos canais @ValentinasGrupo.

TIZUMBA

Nascido em Belo Horizonte, Maurício Tizumba se dedica à música africana há mais de 40 anos. Um dos mais populares artistas de Minas Gerais, o músico constrói diariamente sua trajetória relevante para as artes e a cultura afro-brasileira, divulgando o congado mineiro, manifestação religiosa com mais de três séculos de existência, e mostrando a sua importância na formação da identidade do povo brasileiro.

“Estar com o mestre Tizumba para nós é sempre uma honra. O primeiro trabalho que realizamos juntos, por meio do Valentinas foi um show, antes da pandemia, em comemoração aos seis anos do grupo”, relembra o coordenador do Encontro, Wemerson Rodrigues, também conhecido como Geléia.

Baterista, percussionista, cantor, professor de musicalização, bateria e percussão, Geleia é um estudioso da cultura afro-brasileira e percussor do Valentinas. “Além de ser uma das maiores referências do tambor mineiro, estar com Tizumba é uma alegria, é participar da história do fortalecimento da preservação e perpetuação de culturas como o Congado”, sublinha.

VALENTINAS

Nascido em 2013 na cidade de Timóteo, o Valentinas é um grupo de percussão e pesquisa afro-brasileira. “A princípio, a ideia era formar uma turma onde eu ministraria aulas de percussão e pesquisa, difundindo a cultura afro enraizada em Minas Gerais. A parceria deu certo, se fortaleceu e logo começaram a surgir os primeiros convites para as apresentações artísticas”, conta Geleia.

Ele comenta que “movido pela paixão pela cultura popular e consciência da necessidade da valorização das raízes afro, o grupo mergulha em diversos gêneros musicais como o Congado, Maracatu e Ijexá, aliados a figurinos, maquiagens étnicas, numa grande celebração ao berço ancestral que é o universo afro”.

Formado há oito anos, o Grupo Valentinas já se apresentou em eventos como Salão do Livro, Festival Arte Viva, Sarau A Rua Declama, Mostras Culturais da ONG Pirilampo, show de Irah Caldeira, Encontros de Tambor Mineiro, dentre outros.

FICHA TÉCNICA

O 5º Encontro de Tambor Mineiro do Vale do Aço é coordenado pelo músico e produtor cultural Wemerson Rodrigues, mais conhecido como Geléia, e conta com as participações dos percussionistas Ari Andrade, Nívea Paula, Chrika de Oliveira, Geniane Vieira, Júlia Rolim, Lucas Natureza, também com os músicos Douglas Netto (violões e guitarras), Guilherme Lopes (contrabaixo) e Welington Cristo (teclados, violão e saxofone). A produção é de Leila Cunha (Fino Trato).

O 5º Encontro de Tambor Mineiro do Vale do Aço é realizado com o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce.

SERVIÇO

Mais informações pelo telefone 31 9 8829-9591.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com