Documentação indica diretrizes de restauro do patrimônio histórico e cultural
TIMÓTEO – O projeto de restauração do Forno Hoffmann teve um avanço considerável na reunião técnica com a empresa Marka Arquitetura e Engenharia. O encontro reuniu o subsecretário Municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, Cláudio Gualberto, o prefeito Douglas Willkys, membros do Conselho Municipal Patrimônio e da Associação Moradores Bairro Novo Horizonte.
A convite da administração municipal, os participantes puderam ver em primeira mão a apresentação da versão preliminar revisada do projeto básico, projetos complementares e planilha financeira elaborada pela empresa Marka Arquitetura e Engenharia.
PROJETO BÁSICO
Ainda no segundo semestre de 2023, a partir da assinatura do contrato, a empresa contratada deu início ao processo de prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do projeto básico de restauro do Forno Hoffmann. Para a versão apresentada foram consideradas as tratativas junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, bem como as oitivas e escuta ativa junto aos membros da Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte e os Cadernos Técnicos dos órgãos reguladores: IEPHA e IPHAN – MG, com recomendação de seus manuais técnicos específicos, para procedimentos de restauro em bens tombados.
RECURSOS
O prefeito Douglas Willkys destacou o grande esforço institucional para a efetivação do processo que pudesse indicar as diretrizes das intervenções para o projeto executivo de restauro do Forno Hoffmann, como um desafio da administração e grande anseio do Conselho do Patrimônio, da associação de bairro e moradores do entorno daquele patrimônio cultural. O investimento da ordem de R$ 224.075,97 com recursos próprios possibilitou a indicação das etapas seguintes dos processos inerentes ao restauro, bem como a salvaguarda inerente aos equipamentos de relevante e notório valor histórico, arquitetônico e paisagístico da cidade. O projeto apresentado pela empresa estima a necessidade de prospecção e empenho de recursos financeiros da ordem de R$ 2.725.915,87 para efeito do projeto executivo do restauro do Forno Hoffman, que deverá ser sequenciado a partir de 2025.
LEGISLAÇÃO
O Forno Hoffmann é um equipamento público municipal qualificado como bem cultural local de valor histórico, arquitetônico e paisagístico, cujo Tombamento no âmbito municipal se deu em 07 de março de 2022, por meio da sanção do Decreto nº 5.581/2022, publicado em 07 de março de 2022, resultante do Processo Administrativo nº 01514.000347/2020-87, consonante com o Processo Administrativo nº 01514.000347/2020-87, na instância federal, pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Minas Gerais (IPHAN/MG), que atribuiu o regime de tombamento provisório ao equipamento, nos termos do art. 10 do Decreto-lei nº 025/1937”.