Cultura

É Tudo Verdade mostra bastidores do impeachment em “Alvorada”

(DA FOLHA DE S. PAULO) – O documentário “Alvorada”, que mostra a intimidade da ex-presidente Dilma Rousseff durante o seu processo de impeachment, é um dos principais destaques da próxima edição do Festival É Tudo Verdade, que acontece entre os dias 8 e 18 de abril.

O longa, que tem direção de Anna Muylaert, de “Que Horas Ela Volta?”, e Lô Politi, de “Jonas”, despontou entre a safra de obras que retrataram os bastidores políticos que levaram à queda da petista, assim como “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, e “O Processo”, de Maria Augusta Ramos. A diferença é que as diretoras de “Alvorada” tiveram mais acesso ao dia a dia de Dilma e conseguiram pinçar alguns insights mais íntimos da ex-presidente.

Principal evento destinado a filmes documentais do país, o É Tudo Verdade vai exibir 69 obras de 23 origens em formato virtual, assim como no ano passado, devido à pandemia. Os ingressos continuam gratuitos e estão disponíveis para moradores de todo o Brasil.

As plataformas que receberão a programação, que além dos filmes inclui também debates e palestras, são Looke, Itaú Cultural, Sesc em Casa, Spcine Play e YouTube. O Canal Brasil também abrigará uma fatia dela.

De acordo com o fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki, a decisão de levar o festival novamente à internet foi tomada já no fim do ano passado. Algumas poucas sessões presenciais, respeitando os protocolos de segurança, chegaram a ser consideradas, mas a piora da crise sanitária no estado de São Paulo, nas últimas semanas, complicou ainda mais a equação.

“Sempre vai ser frustrante fazer um festival de cinema de forma digital. Um festival é, essencialmente, inerentemente, um evento convivial, que tem como intenção reunir pessoas para discutir”, diz Labaki. “Mas há algum tempo já estava bem claro para nós que, com a condução desastrosa da pandemia no país, seria improvável ter um evento presencial em abril.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com