Esportes

Dunga assume seleção e privilegia planejamento

(Crédito: André Durão/CBF)

RIO
– A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou ontem o retorno do técnico Dunga ao comando da Seleção Brasileira. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, José Maria Marin e Dunga falou sobre a sensação de voltar a dirigir a seleção brasileira. “Sinto uma grande felicidade”, disse, adiantando que seu trabalho será desenvolvido em conjunto com Alexandre Gallo, técnico da seleção sub-20, com coordenação Gilmar Rinaldi.

“Vamos dar sequência ao trabalho da CBF. Não precisamos fazer dessa Copa do Mundo terra arrasada, há coisas que podem ficar”, frisou, referindo-se ao recente desastre da seleção brasileira. Dunga afirmou que é importante ter jogadores de talento numa Copa, mas o planejamento e trabalho coletivo dentro de campo têm que ser o principal, conforme enfatizou.

SEM SONHOS
Dunga falou também sobre a necessidade de mudanças na mentalidade do torcedor e dos jogadores brasileiros. “Não vou vender um sonho, vou vender uma realidade. E a realidade precisa de trabalho. Não dá para criar muita expectativa no torcedor. No futebol, você precisa conquistar a torcida a cada minuto, a cada segundo. O futebol tem pessoas competentes, com muito trabalho. Já fomos os melhores e temos que resgatar essa capacidade. Temos talento para isso, mas não podemos deixar de ter a humildade de reconhecer que outras seleções fizeram um trabalho bom e estão à nossa frente”.

O novo técnico admitiu que foi difícil o contato com a imprensa em sua primeira passagem pela seleção. “Sabem que dificilmente algumas pessoas mudam quanto à ética, trabalho e profissionalismo. Sei que tenho que melhorar muito no contato com os jornalistas. Por eu ser oriundo do futebol, na outra passagem, eu foquei mais no trabalho dentro de campo. Os resultados estão aí. Agora é normal que eu tenha que aprimorar o meu relacionamento da imprensa. É minha culpa pela relação que tivemos. Trabalhei para me aprimorar”.

Os primeiros compromissos da seleção brasileira sob o comando da nova comissão técnica serão realizados em setembro, nos amistosos contra Colômbia e Equador, respectivamente nos dias 5 e 9, nos Estados Unidos.

PASSADO

Na primeira passagem pela Seleção como treinador, de 2006 a 2010, Dunga dirigiu a equipe em 60 partidas. Foram 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas – aproveitamento de 76,6%. Neste período, ele conquistou a Copa das Confederações de 2009 e a Copa América de 2007.
Ele foi demitido após a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa da África do Sul, em 2010. Na ocasião, a Seleção Brasileira foi derrotada pela Holanda (2 a 1).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com