Cidades

Dias Nublados

Vilma Lígia Pereira

Reparei que os dias desse abril de 2020 estão nublados por mais tempo que o necessário. Se bem que com a quarentena tenho perdido a noção de tudo: hora de dormir, levantar, comer. Porém, os bichos da casa estão antenados. Os gatos sabem a hora que devem comer a ração e as cachorras idem – mas elas comem pão. Elas, no caso, Bianca e Pitty. Estes serezinhos engraçados e companheiros desconhecem o fatídico ano de 2020, que menos dia mais dia deverá ser cancelado, vamos esperar, e continuam fazendo suas traquinagens. Inclusive nos dias nublados que tanto me incomodam. Sempre vejo os dias cinzentos como uma sombra que traz notícias ruins. De pequena eu ouvia minha mãe dizer que sempre que morria alguém, os dias nublavam. Apesar de que este ano já nos levou o Mauro e uma prima entre tantos outros que já ficaram pelo caminho em pouco mais de três meses de 2020 justificando a fala da minha mãe, porém os dias nublados estão se estendendo muito mais que o normal.

Os dias estão nublados, o sol não sai e se o faz, não se demora. É outono eu sei. Outono é aquele tempo que faz as folhas caírem e nos prepara para a primavera. Receio que este ano cancelem a primavera também. Outono dando as caras e ele nunca foi disso aqui nessa região. Mas os dias estão loucos mesmo e o outono resolveu ser ele mesmo este ano aqui no Vale dos dias de aço.

Dias nublados, semana inteira de cinza exposto. Acabo me acostumando e achando até bonito, pois sei que na verdade ele está refletindo a pandemia que nos abateu e nos força à quarentena. Poucos encontros, alegria contida. Ao Outono antecede o Verão e nós sentimos que o coração continua no mesmo ritmo festeiro de encontrar e beber cervejas que a estação quente do ano propicia. Mas esse Outono não. Os dias nublados estão aí fora. Estão se arrastando pelo dia como uma febre iniciando em um corpo enfermo. O sol até tenta dar as caras, mas não vinga.

Esse Covid-19 é real ou imaginário? Vai saber! Então, na dúvida, estamos todos meio tristes e desesperançados e o cinza dos dias interminável é só o reflexo disso.

Isso. O sentimento é tão forte que ao invés de a estação sem flores nos influenciar e causar depressão, nossa tensão é tanta que conseguimos influenciar a estação e o cinza é o que nos irmana. Nosso hálito exalando tristezas que encobrem o sol. Tristeza de ver o presidente na contracorrente e um monte de despolitizados e analfabetos políticos fazendo coro com aquele debilóide colocando em risco toda a população. Tristeza de saber que estamos caminhando para o fim tamanha a banalização da vida humana. Fascismo puro.

Temo que esses dias nublados alcancem o Inverno e fiquem mais tempo que o necessário cancelando a Primavera.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com