Cidades

Diálogos de segurança leva educação ambiental a trabalhadores na BR-381

BH – As restrições de contato social desencadeadas pela pandemia de Covid-19 têm reorganizado a realização das oficinas de Educação Ambiental para trabalhadores envolvidos na duplicação da BR-381/MG. As palestras com plateia, em locais fechados, foram substituídas pelos Diálogos Diretos de Segurança (DDS), com foco em públicos menores ou individualmente, em conversa direta com cada trabalhador.  

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem realizado os DDS através da equipe de Educação Ambiental do consórcio Skill-MPB Engenharia (Gestora Ambiental). Os DDS são realizados num formato mais dinâmico e direto com os trabalhadores. Essa é uma forma de interação mais rápida e tenta abordar um assunto específico e direto com os trabalhadores. Em tempos de pandemia, esse método de interação empregado garante o distanciamento social.  

PANDEMIA

Entre os assuntos mais pertinentes e necessários, a equipe de Educação Ambiental vem tratando dos cuidados frente à pandemia de Covid-19, levando informações de segurança para os trabalhadores. Nos encontros foi alertado sobre a eficácia na segurança individual do uso de máscaras em todas as frentes de trabalho, além de advertir acerca da higienização e/ou o descarte após o uso. A conversa direta com os profissionais tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar frente ao cenário atual de pandemia do Covid-19 e os cuidados necessários para evitar a circulação do vírus durante a execução dos serviços das obras da BR-381/MG. 

De acordo com a educadora ambiental Daniela Gonçalves, da Gestora Ambiental, a educação é um processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental. “Além disso, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais”, afirma. Para Daniela, no entanto, a preservação ambiental depende da contribuição de todos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e atitudes individuais para que possamos atingir a preservação ambiental.  

OFICINAS

As oficinas também foram realizadas em formato de encontro, onde todos os trabalhadores participam numa sala e o assunto apresentado é mais extenso e detalhado. Antes da pandemia, o consórcio organizou oficinas juntando cerca de 343 trabalhadores. 

Em todas as oficinas, os conteúdos apresentados possibilitam que os trabalhadores reflitam sobre atitudes e valores relacionados às questões ambientais, sendo capazes de avaliar os impactos produzidos no meio ambiente e na sociedade. Os temas são elencados depois de serem discutidos entre a equipe de Supervisão Ambiental da obra, para enriquecer o trabalho e torná-lo mais aplicável no dia a dia na duplicação da BR-381/MG.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com