domingo, setembro 8, 2024
Google search engine
InícioCidadesContra pior salário do Brasil, trabalhadores da Educação fazem ato regional em...

Contra pior salário do Brasil, trabalhadores da Educação fazem ato regional em Ipatinga

Jornada reúne servidores da educação das regiões do Vale do Aço, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce

IPATINGA – O dia 13 de Maio foi escolhido como marco de mais uma etapa da jornada de lutas dos trabalhadores em educação de Minas Gerais. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE-MG) convocou uma paralisação das atividades em diversas regiões do Estado, contra “o pior salário pago aos educadores no Brasil”. O movimento vai se concentrar em Ipatinga, na Praça da Bíblia, no Centro da cidade, a partir das 14h, e reunirá trabalhadores da educação das regiões do Vale do Aço, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce. Outras jornadas com paralisações regionais vão ocorrer nos dias 20, 24 e 27 de maio.

“Esta ação é uma resposta direta à crise salarial instaurada pelo governo Zema, que hoje paga apenas metade dos salários devidos aos profissionais da educação”, informa nota divulgada pelo Sindicato.

PIOR SALÁRIO

O SindUTE chama atenção ainda para a deterioração do nível salarial dos trabalhadores da educação em Minas Gerais. “É alarmante também, saber que o estado de Minas Gerais paga o pior salário do Brasil aos professores, funcionários das escolas, merendeiras e servidores de limpeza, sendo que milhares de trabalhadores (as) recebem menos do que um salário mínimo”.

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Conforme o sindicato, a atual situação dos trabalhadores e trabalhadoras acaba se refletindo na qualidade da educação no Estado.

“Essa realidade de arrocho salarial e desvalorização dos profissionais da educação afeta diretamente a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. Com salários reduzidos, os trabalhadores enfrentam sobrecargas de trabalho que podem levar ao adoecimento profissional, comprometendo assim o ambiente escolar e o aprendizado dos estudantes”, avalia o comunicado.

APOIO POPULAR

O movimento dos trabalhadores em educação exorta a população a acompanhar e apoiar a luta por melhorias no setor. “Diante deste cenário, o Sindicato pede a compreensão e o apoio da população, da imprensa e de todas as entidades envolvidas na luta por uma educação de qualidade”, salienta a entidade.

ATO REGIONAL

No dia 13 de maio (segunda-feira), será realizado um Ato Público Regional. Os servidores da educação das regiões do Vale do Aço, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce estarão reunidos em um grande ato público, na cidade de Ipatinga.

Será a partir das 14h, na Praça da Bíblia, no Centro da cidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments