Cidades

Comunidade escolar define prioridades para a educação

IPATINGA – Na próxima terça-feira, dia 21, a comunidade escolar de Ipatinga começa a participar de uma experiência inédita de participação na tomada de decisões da administração municipal. Trata-se do OP Educa – Orçamento Participativo da Educação, que vai possibilitar a discussão das prioridades de investimentos para melhoria das escolas da rede municipal em plenárias regionais.

De acordo com a secretária de Educação, Leida Tavares, as plenárias do OP Educa irão proporcionar momentos de debate, sugestões e prestação de contas da Prefeitura de Ipatinga à população. “Contamos com o envolvimento de todos os profissionais, alunos e comunidade escolar para continuar a qualificar a Educação do município”, destacou.

Todos os encontros ocorrem a partir das 18h nas sete regionais da cidade, com exceção da Regional 7, no dia 1º de outubro, um sábado, quando as atividades se iniciam às 14h.

A primeira plenária do OP Educa será realizada terça-feira na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, onde também estarão reunidos pais, alunos, equipes diretivas e demais profissionais das escolas Padre Cícero de Castro, Gente Inocente, Padre Bertollo, Centro Educacional Infantil Mãe Dolores e do Centro de Atendimento Multidisciplinar (Cenam).

Na quarta-feira será a vez das Escolas Municipais Henrique de Freitas Badaró, Estrelinha Azul, Levindo Mariano, Terezinha Nívia e Maria da Conceição Pena Rocha se reunirem para discutir suas prioridades. Essa reunião será realizada na Escola Henrique Badaró.

COMO FUNCIONA

O OP Educa foi iniciado em agosto, com a mobilização dos alunos da rede municipal, que passaram por uma etapa de formação antes da pesquisa e diagnóstico em cada escola. Nas plenárias regionais, cada escola indicará quatro prioridades orçamentárias, observando os eixos temáticos “Desenvolvimento sustentável: qualidade ambiental e trânsito” e “Educação: melhorias na infraestrutura das escolas da rede municipal”.

A partir de agora, com a realização das plenárias regionais, alunos, pais, equipes diretivas, profissionais da educação, integrantes de Conselhos da Educação e de Associações de Moradores, participam da apresentação das propostas, dando continuidade às discussões e à vivência da experiência do orçamento participativo iniciada em sala de aula.

A secretária Leida Tavares explica que as discussões do OP Educa devem gerar também um diagnóstico do espaço externo às escolas. Neste ano, as escolas irão discutir questões da cidade relacionadas à temática “Meio ambiente e trânsito”. O relatório final dessa etapa será apresentado como indicação para o conjunto de investimentos programados pela Prefeitura de Ipatinga para 2015.

Ao final das discussões, representantes de todas as escolas municipais participarão de uma plenária final para definição das prioridades de investimentos a serem realizados na área de educação.

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