Cidades

Novo sistema identifica queimadas em tempo real

BH – Um sistema que possibilita a detecção de focos de fumaça e de fogo por meio de uma nova técnica de processamento em tempo real de imagens digitais disponibilizadas via web está sendo testado pela Cemig, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Axxiom, Enacom e DspArt.

Utilizada para o monitoramento de áreas com risco de incêndio, a nova tecnologia tem como objetivo reduzir as interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por incêndios, auxiliar na preservação de áreas de proteção ambiental e diminuir a poluição ambiental nos grandes centros urbanos

O projeto tem financiamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e uma área piloto para os testes de campo já foi montada na área de preservação do BH-Tec, no campus da UFMG, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

o aumento expressivo nos registros de incêndio no País e, em especial, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a aplicação desta tecnologia pode representar um importante aliado no combate e prevenção dos futuros incêndios em áreas previamente monitoradas, conforme explica o engenheiro de tecnologia e normalização Carlos Alexandre Meireles do Nascimento, da Cemig, que atua como gerente do projeto.

O sistema disponibilizará, em tempo real, as imagens e o processamento digital de forma autônoma por meio de algoritmos de inteligência computacional para os internautas, que, por sua vez, poderão auxiliar na identificação precoce e precisa dos focos de fumaça, assim como na determinação da evolução dos focos de fogo. Dessa forma, será possível, por exemplo, acionar alarmes para as autoridades responsáveis, via web.

Assim, em um futuro próximo, áreas de preservação ambiental poderão ser supervisionadas em tempo real com uma ampla colaboração dos internautas. O objetivo é reduzir os registros de incêndio nos grandes centros urbanos e, para a Cemig, melhorar a qualidade dos serviços, por meio da redução das interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por incêndios próximos às redes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com