Cidades

Comércio para Dia dos Pais tem horário especial

IPATINGA – Com o objetivo de “sempre buscar o equilíbrio entre a vida e a economia da cidade enquanto não há uma solução definitiva para superar a pandemia do Coronavírus” – conforme salientou -, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, anunciou nesta terça-feira (28), durante coletiva de imprensa, um horário especial para funcionamento do comércio na semana que antecede o Dia dos Pais.

Nos dois próximos sábados, dias 1° e 8 de agosto (véspera do Dia dos Pais), o comércio de rua terá liberdade para abrir suas portas de 8h às 18h. Durante a semana, excepcionalmente, ao invés de 8h às 18h, o expediente será ampliado até às 20h. Contudo, as lojas continuam abrindo em dias alternados, na segunda, na quarta e na sexta.

A decisão de possibilitar o horário especial para o comércio foi fundamentada, segundo o prefeito, “em números significativamente positivos, gradativamente alcançados graças aos esforços e à estrutura organizacional estabelecida pelo poder público no combate à doença”.

EXCEPCIONALIDADE

Nardyello Rocha esclarece que neste momento não está ocorrendo uma flexibilização do comércio, mas “somente um horário especial, especificamente para a data comemorativa do Dia dos Pais”.

“É importante que fique claro – enfatizou – que não houve mudança no decreto em vigor. Para que isso ocorresse, precisaria levar a questão ao Comitê Gestor de Crise. Dentro de minha prerrogativa como prefeito, entendi que havia necessidade de se fazer um horário especial para os lojistas, com a oportunidade de aquecimento das vendas nesta data festiva geralmente de forte apelo comercial. Isso levando em conta, também, que entre os dias 30 e 31 a Administração irá injetar cerca de R$ 40 milhões na economia, realizando o pagamento de 50% do 13º salário aos servidores da ativa e aposentados e também quitando a folha do mês de julho”.

RECURSOS NA CIDADE

O Executivo ainda acrescentou: “Seria injusto da minha parte permitir que as pessoas gastassem esse dinheiro em outra cidade. Outro fator importante que nos permite a criação deste horário diferenciado são os números positivos que a cidade vem registrando no que diz respeito ao comportamento do vírus na região”, explicou.

Nardyello lembrou que a partir do dia 10 de agosto o funcionamento do comércio volta a se dar conforme está sendo hoje.

“Isso não quer dizer que desta data para frente não possamos discutir uma mudança na flexibilização. Pelo contrário. Esse Governo sempre esteve de portas abertas ao diálogo e, desde o início da pandemia, recebeu e ouviu diversos segmentos em busca de decisões maximamente consensuais. Se continuarmos neste estado de platô – ou estabilização – nas curvas epidemiológicas quanto à Covid-19, acredito que teremos condições de advogar junto ao Comitê Gestor de Crise para pensar em outras alternativas para o comércio”.

NÚMEROS POSITIVOS

Em pouco mais de 50 dias, a cidade reduziu de forma significativa o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo Coronavírus. No início do mês de junho, o índice estava em 1,99 (considerado o pior do Estado naquele período). Já no início de julho, ele foi achatado para 1,09 e, em seguida, para 0,89. Nesta última semana, entre os dias 19 e 25 de julho, o percentual caiu ainda mais, descendo a 0,85.

A taxa de letalidade pela doença na cidade, que hoje é de 1,6%, está muito abaixo da média nacional, que atinge o patamar de 4%.

Nas últimas semanas, também tem reduzido o número de casos positivos para a doença em Ipatinga. Entre os dias 28 de junho e 4 de julho, a média de confirmação semanal para a doença foi de 1.023. Contudo, na semana seguinte, entre os dias 5 e 11 de julho, caiu para 920. Entre os dias 12 e 18 de julho, o quantitativo desceu ainda mais, para 822 pessoas. Na última métrica, esse registro declinou novamente, baixando para 699 pessoas positivadas pelo novo Coronavírus.

ZERO ÓBITO

Outra boa novidade é que nesta terça-feira (28) o município de Ipatinga não registrou nenhum óbito em decorrência da Covid-19. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI SUS Covid-19 na cidade ainda segue num patamar de preocupação, atingindo 90%.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com