Cidades

Cidades da região intensificam ações contra arboviroses

IPATINGA E TIMÓTEO – Nos primeiros dez dias do ano, a cidade de Ipatinga enfrenta um aumento alarmante nos casos de chikungunya e dengue. São 199 e 113 casos confirmados, respectivamente. Durante todo o mês de janeiro de 2023, foram registrados apenas 37 casos de chikungunya e 200 de dengue.

O secretário de saúde do município, Walisson Medeiros, enfatizou a importância do apoio da população. “A colaboração é fundamental. Ações simples, como eliminar água parada em pratos de plantas, calhas e vasilhas de animais, além da limpeza de lotes e quintais, são essenciais para combater o mosquito”, alertou.

MEDIDAS

Dentre as medidas já adotadas em Ipatinga para intensificar o combate ao Aedes aegypti, estão a realização de mutirões de limpeza em áreas críticas, distribuição de material educativo e fiscalização rigorosa para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor.

A Secretaria de Saúde solicita à população que se una a essa mobilização, dedicando alguns minutos semanais para ações preventivas, visando conter a propagação dessas doenças e garantir a saúde da população.

AÇÕES CONJUNTAS

Em Timóteo, a Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias de Saúde, Obras e Serviços Urbanos e Governo e Comunicação, deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) uma vistoria no antigo Clube Choupana, no bairro Santa Cecília, local que está fechado há vários anos e que tem levado preocupação aos moradores.

A área do antigo clube é considerada pela Secretaria de Saúde um ponto de monitoramento permanente, o PE, com visitas regulares dos agentes de Endemias e Zoonoses para detectar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. No trabalho ampliado, realizado na manhã desta segunda-feira, foram deslocados servidores do setor de Obras e Limpeza além do pessoal Secretaria de Saúde e do setor Fiscalização.

FOCOS

No local foram detectados alguns pontos com focos do mosquito Aedes aegypti como pneu e garrafa, que foram removidos (tratamento mecânico) no momento da ação. Tais inservíveis foram, aparentemente despejado por usuários, considerando que o monitoramento no local é frequente. Ao mesmo tempo foi aplicado fumacê com bomba costal. Na oportunidade os técnicos da Saúde e Fiscalização emitiram um relatório dos problemas detectados. Ato contínuo o proprietário será notificado e terá um prazo de dez dias para resolver a situação de abandono em que se encontra o local. Uma cópia desse relatório com a notificação também será encaminhada ao Ministério Público.

CACHOEIRA DO VALE

No sábado o mesmo trabalho foi executado no distrito de Cachoeira do Vale com o recolhimento de galhadas, entulhos de construção civil, inservíveis e outros resíduos. Também foram desenvolvidas ações em saúde pelos agentes de Endemias, tratamento químico e eliminação de focos. “Essas ações visam minimizar os riscos de proliferação do mosquito transmissor, mas é importante reforçar que o morador também tem responsabilidade sobre o monitoramento de focos no interior das suas casas. Isso é fundamental para vencermos essa guerra”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde Ana Amélia Camilo Soares.

Antes da ação que foi desenvolvida no distrito de Cachoeira do Vale e no Choupana, bairros do Centro Sul passaram pelos mesmos procedimentos de recolhimento de entulhos, identificação de focos e tratamento químico. Em paralelo a essas ações localizadas, diariamente, equipes de limpeza, de capina e roçada têm percorrido as diversas regionais do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com