Cultura

Cia. Carroça de Mamulengos apresenta “Janeiros” nos Trilhos da Vale

A partir de 26 de abril, a Cia. Carroça de Mamulengos leva o seu espetáculo “Janeiros” para 14 cidades nos estados de Espírito Santo e Minas Gerais, pelas quais passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas. Em ininterrupta itinerância há 45 anos, a companhia é formada pela família Gomide – uma trupe teatral que percorre o país levando a arte popular brasileira ao público através de apresentações e oficinas em escolas, comunidades, universidades, praças e teatros. O projeto Janeiros – Cia. Carroça de Mamulengos nos Trilhos da Vale tem patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

CIDADES

O espetáculo “Janeiros” será apresentado em escolas municipais e estaduais em apresentações exclusivas para estudantes, bem como em sessões abertas em locais públicos. A turnê passará por quatro cidades do Espírito Santo: Vila Velha, Aracruz, João Neiva e Colatina. A partir de 30 de abril, a peça percorrerá dez cidades de Minas Gerais: Periquito, Tumiritinga, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Nova Era, Antônio Dias, Bela Vista de Minas e João Monlevade. 

BARROCO

Com direção de Rodolfo Vaz, “Janeiros” foi criado durante um período em que a companhia se fixou em Minas Gerais, em 2014. A peça é fruto de uma parceria entre artistas mineiros e a Carroça de Mamulengos. “A equipe de criação é toda mineira. Por isso, é uma peça meio bucólica, barroca. Os figurinos e cenários trazem essa a ideia das montanhas e percursos característicos do estado”, diz Maria Gomide, integrante da Carroça, que assina a dramaturgia em parceria com Raysner de Paula.

O ESPETÁCULO

Em cena, estão quatro irmãos Gomide – Maria, João, Isabel e Matheus. Entre memórias e sonhos, a peça conta e canta a trajetória de vida e arte da família em suas itinerâncias pelo Brasil. O espetáculo aborda a passagem do tempo, os desafios de perseverar e de manter uma companhia de teatro por tantos anos. “É uma montagem quase biográfica, mas lúdica”, diz Maria. “O nome é uma homenagem a um boneco do teatro de mamulengo do Nordeste chamado Janeiro-Vem-Janeiro-Vai. Ele tem uma cabeça que se alonga, um pescoço que vai pra frente e volta, fazendo uma referência ao tempo, que é cíclico. Vai janeiro, vem janeiro, e a vida continua.”

Para evocar essa história, a peça apresenta um homem que plantou seu sustento por onde passou. Em suas andanças, ele encontrou a mulher mais velha da Terra, a mãe-coragem que ousou domar o “Boi Bravo do Tempo”. “O espetáculo traz a ideia de que o tempo é esse boi bravo, que a gente tem que domá-lo de alguma forma. Ele pode nos jogar pra cima, empacar, andar mais rápido, mas impreterivelmente chega e passa por nós”, diz Maria.

O projeto Janeiros – Cia. Carroça de Mamulengos nos Trilhos da Vale estreou em novembro de 2021, tendo percorrido 17 cidades no estado do Maranhão.

OFICINAS

Em cada uma das cidades da turnê, a companhia fará duas oficinas em escolas locais: “Contação de Histórias – Iniciação no Universo Criativo da Arte de Contar Histórias” e “Oficina de Palhaçaria – A Arte do Riso na Palhaçaria Popular”. Voltados para estudantes e professores, os encontros oferecem ferramentas para desenvolver a imaginação e a criatividade. As oficinas são desdobramentos da escola Carroça de Mamulengos, que atua no Cariri (CE), onde está a sua sede, e também de forma itinerante atendendo a públicos de todas as idades, incluindo um curso de pós-graduação ministrado pela companhia em parceria com A Casa Tombada (SP).

CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS

A Carroça de Mamulengos é uma trupe de formação familiar criada há 45 anos pelo bonequeiro Carlos Gomide e a atriz Schirley França. Hoje, o grupo é composto pelos seus oito filhos, noras, genros e cinco netas. A companhia teve origem na cidade de Brasília, mas tem residência no Cariri cearense, onde há décadas mantém uma escola de saberes populares. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a família de artistas já se estende à sua terceira geração, levando aos palcos diversas montagens teatrais. Por ser de origem itinerante, a companhia trabalha em cena com pernas de pau, bonecos gigantes, poesia, dança e música inspiradas na cultura popular.

Mais informações: www.carrocademamulengos.com.br

Instagram: @carrocademamulengos | YouTube: carrocademamulengos

Spotify e Deezer: Carroça de Mamulengos

ROTEIRO

ESPÍRITO SANTO

26/04 – Vila Velha

Local: UMEF Graciano Neves

27/04 – Aracruz (Barra do Riacho)

Local: Projeto Saber Viver

28/04 – João Neiva

Local: EMEF Pedro Nolasco

29/04– Colatina (Comunidade Maria Ortiz)

Local: Escola Municipal Prof. Cely Rocha

Apresentação na frente da escola

Horário: 11h30 | Aberto ao público

MINAS GERAIS

30/04 – Periquito (Pedra Corrida)

Local: Escola Municipal Dom José Maria Pires

Apresentação na quadra da escola

Horário: 11h30 | Aberto ao público

02/05 – Tumiritinga

Local: Praça Tiradentes – Centro 

Horário: 10h | Aberto ao público

03/05 – Naque

Local: Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra

04/05 – Belo Oriente (Cachoeira Escura)

Local: Escola Municipal Hilda Morais

05/05 – Santana do Paraíso (Ipaba do Paraíso)

Local: Escola Municipal Maria Ivone Damasceno

06/05 – Coronel Fabriciano (Mangueiras)

Local: Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde

07/05 – Nova Era

Local: Escola Delby Pires Muzzi

09/05 – Antônio Dias

Local: Escola Estadual Professor Letro

10/05 – Bela Vista de Minas

Local: CEMEI Pedro Ferreira

11/05 – João Monlevade

Local: EM Eugênia Scharle

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com