quinta-feira, maio 1, 2025
spot_img
InícioCulturaCaminhada conecta patrimônios culturais em zona rural de Ipatinga

Caminhada conecta patrimônios culturais em zona rural de Ipatinga

Evento percorre 8 km entre comunidades e valoriza bens históricos e saberes tradicionais

IPATINGA – No próximo sábado (3), o projeto Outeiros de Minas realiza mais uma edição da Caminhada Rural, em Ipatinga. O trajeto de aproximadamente 8 km liga as comunidades do Ipaneminha e Tribuna, passando por pontos reconhecidos como patrimônio histórico municipal e promovendo o contato direto com o meio ambiente e com saberes tradicionais da zona rural.

A atividade será conduzida por Ulisses Andrade de Oliveira, Maria José da Fonseca Diniz Oliveira e Gabriel Diniz Oliveira, com apoio da Patrulha Rural da Polícia Militar. O ponto de partida será o complexo cultural do Ipaneminha, onde estão a Igreja de São Vicente de Paula e a Casa do Congado, ambos tombados como patrimônio municipal.

REFERÊNCIAS

Ao longo do percurso, os participantes passarão por referências geográficas como o Leão Deitado, até chegarem ao Sítio Recanto Vovô Teixeira. Lá, visitarão o engenho, o moinho de pedra e o casarão — todos inventariados como bens culturais de Ipatinga — e serão recebidos por moradores locais, como dona Eva e o senhor José Osvaldo, ambos com mais de 80 anos.

Os anfitriões compartilharão histórias da região e demonstrarão o modo tradicional de fazer rapadura, prática familiar preservada desde a década de 1930 e considerada bem imaterial inventariado pelo município.

Mais do que um passeio ecológico, a Caminhada Rural Outeiros de Minas tem como proposta a valorização da história oral, dos bens materiais e imateriais da cidade e do modo de vida das comunidades rurais.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments