Cidades

Ameaçadas pela extrema direita, deputadas mineiras andam escoltadas

Discursos de ódio, ameaças e intimidações levaram parlamentares e pedir proteção policial

BH – Minas Gerais enfrenta um cenário alarmante, com pelo menos seis parlamentares progressistas recebendo ameaças anônimas de estupro corretivo. Além das deputadas Bella Gonçalves e Lohanna França, as vereadoras Iza Lourença (PSOL-Belo Horizonte), Cida Falabella (PSOL-Belo Horizonte), Claudia Guerra (PDT-Uberlândia) e Amanda Gondim (PDT-Uberlândia) também têm sido alvos de ameaças. Estupro, assassinato e repreensão – em todas as ameaças fica evidente o conteúdo político, mas também misógino.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) fez um longo depoimento nas redes sociais sobre as intimidações que vem sofrendo e disse que sua segurança e saúde mental está em risco diante das constantes ameaças da extrema direita.

ESCOLTA

Há cerca de 70 dias, as parlamentares estão recebendo escolta armada. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no último dia 25, a sessão teve que ser interrompida, após a divulgação de um vídeo nas redes sociais pelo deputado bolsonarista Caporezzo (PL), no qual questionava o uso de escolta parlamentar da deputada ameaçada Bella Gonçalves durante sua participação em um evento.

“Não vamos tolerar esse tipo de violência política e também de divulgação de fake news. Nós temos projetos de proteção às mulheres, e é por isso que temos que ter condições de exercermos nossos mandatos sem sermos ameaçadas”, falou Bella durante a sessão legislativa.

CULTURA DO ÓDIO

A bancada feminina da casa, liderada pela deputada Macaé Evaristo, alerta que as medidas de proteção podem se tornar insuficientes, caso continue sendo inflamada por parlamentares bolsonaristas a cultura do ódio contra deputadas progressistas. Macaé pede que tanto o governo de Minas Gerais quanto a Assembleia Legislativa fortaleçam as medidas de proteção.

Em setembro, um grupo de parlamentares de Minas foi até o Ministério da Justiça e Segurança Pública denunciar ao ministro Flávio Dino a série de ameaças. O governo federal se comprometeu em acompanhar as investigações que estão sendo executadas pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com