Cultura

Ação Educativa do Instituto Usiminas oferece programação gratuita

Neste ano, dois novos programas propõem atividades específicas para bebês e idosos

IPATINGA – Iniciativas de acesso à arte, cultura, inovação e educação ambiental marcam a programação gratuita do primeiro semestre da Ação Educativa do Instituto Usiminas. Patrocinadas pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as ações proporcionam experiências para crianças, jovens, adultos, idosos, educadores, artistas e famílias. Visando mais acessibilidade, as atrações contam com o recurso de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. A programação completa está no site www.institutousiminas.com.

Neste ano, a Ação Educativa consolida o atendimento a bebês e idosos iniciado em 2019, com dois novos programas: Arte para Bebês e Arte para Idosos. Duas atividades para cada público estão previstas neste semestre. Os demais programas também estão cheios de atrações para escolas e comunidade: Série Espetáculos Didáticos, Visitas Teatralizadas, Arte em Família, Programação de Formação de Professores e Arte-Educadores, Contação de Histórias na Biblioteca, Projeto Xerimbabo Usiminas.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância da Ação Educativa como promotora da aproximação entre a Usiminas e as comunidades. “Em 2019, atendemos cerca de 40 mil pessoas no Leste Mineiro e demais regiões com as atividades. A cada ano, procuramos chegar a mais pessoas por meio da Ação Educativa levando inovação, arte-educação e sustentabilidade”, salienta a diretora.

Os agendamentos para várias atividades já estão abertos. Neste sábado (15/2), tem Arte para Bebês, às 10h, no Centro Cultural Usiminas. O encontro prevê atividades lúdicas sensoriais para crianças (de 4 meses a 2 anos e meio de idade) e suas famílias. O agendamento deve ser feito pelo telefone: 31.3824.3731.

XERIMBABO USIMINAS

Dentro do Projeto Xerimbabo Usiminas, está aberto o agendamento para o “Conhecendo a Usiminas”, para a comunidade no próximo dia 18, com sessões às 8h e às 14h. Os participantes poderão conhecer de perto o processo de produção do aço, por meio de uma visita lúdica à Usina de Ipatinga, guiada por contação e história e finalizada com uma oficina de pintura usando tinta feita de agregado siderúrgico.

Também são oferecidas vagas para o do “Aventura no Viveiro”, dia 14/3, no Viveiro de Mudas da Usiminas (Usipa), às 8h e às 14h. O público vai conhecer o espaço, criado pela Usiminas em 1980, por meio de contação de histórias ligada ao tema meio ambiente, apreciar um piquenique no bosque, fazer plantio de mudas e passeio pela trilha. O agendamento para as atividades pode ser feito pelo telefone: 31.98437.3330.

ESPETÁCULO DIDÁTICO

Com vagas em sessões para escolas e para o público em geral, o primeiro espetáculo Didático do ano “Dalí, daquí ou de lá?”, da Cia. Druw (SP) se apresenta no Teatro do Centro Cultural Usiminas, dias 3 e 4/3. O espetáculo de dança contemporânea criado a partir de elementos presentes nas obras de Salvador Dalí, Frida Kahlo e René Magritte, pintores surrealistas, conta com jogos de improvisação e composição coreográfica, assim como a justaposição de objetos desconexos. Escolas interessadas devem agenda pelo telefone: 31.3824.3731, e as famílias devem retirar ingresso na bilheteria.

ESPAÇOS

Em sua programação a Ação Educativa oferece na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, exposições de arte em diversas linguagens, com visitas guiadas por mediadores. Na Biblioteca Central de Ideias, no Centro Cultural Usiminas, a comunidade encontra mais de 9 mil títulos para empréstimo gratuito, espaço de leitura e acesso à internet. O espaço vai comemorar 15 anos em abril, com concurso de poesias e atrações especiais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com