Esportes

Timóteo abre inscrições para Olimpíadas Escolares

A edição deste ano será realizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte

TIMÓTEO – Estão abertas, no período de 16 a 31 de agosto, as inscrições de escolas interessadas em participar das Olimpíadas Escolares de Timóteo 2023. Neste período, escolas públicas e particulares deverão apenas indicar em quais modalidades os seus alunos irão participar. Na edição do ano anterior, 15 estabelecimentos estiveram presentes com a mobilização de mais de 1.200 alunos, nas modalidades coletivas e individuais. Já para este ano, a estimativa é tangenciar a marca de 1500 alunos, de 16 escolas, nas redes municipal, estadual e privada de ensino.

Segundo o coordenador Geral das Olimpíadas, professor Flávio Pena, a iniciativa visa promover o aumento da relação aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, na promoção do sentimento de pertencimento do aluno-atleta pela instituição, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos, com a participação de estabelecimentos das redes municipal, estadual e particular.

VALOR AGREGADO

As Olimpíadas Escolares de Timóteo são um instrumento pedagógico que agrega valores à prática esportiva na escola e a elaboração do caráter dos jovens alunos-atletas, contribuindo de forma educativa para a formação de cidadãos timoteenses. Na edição 2023, os esportes coletivos e individuais serão disputados, nos naipes masculino e feminino, nas seguintes modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol | judô, xadrez, atletismo, natação, Tênis de Mesa e Vôlei de Areia. As Olimpíadas Escolares de Timóteo | 2023 serão divididas em dois módulos:  Módulo I: para alunos-atletas nascidos, exclusivamente, em 2010, 2011 e 2012; e Módulo II: para alunos-atletas nascidos, exclusivamente, em 2007, 2008 e 2009.

LEI FEDERAL

Ainda como a inovação para a edição deste ano, o subsecretário Municipal de Esporte de Timóteo, professor Claudio Gualbertto, destaca que, pela primeira vez, as Olimpíadas Escolares de Timóteo serão realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio da Aperam South América, que destinou os recursos por meio de renúncia fiscal, para execução do projeto pela Prefeitura de Timóteo junto ao Ministério do Esporte.

As Olimpíadas Escolares de Timóteo 2023 são uma realização da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer, e se constituem no mecanismo legítimo para seleção das escolas e alunos que representarão o Município, nos dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG de 2024.

CONGRESSO TÉCNICO

No dia 05 de setembro, acontecerá o congresso técnico com os professores de todas as escolas inscritas, às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer, situada à Alameda Trinta e Um de Outubro, 405 – Centro-Norte.

A solenidade de abertura está prevista para o dia 16 de setembro, na Praça do Coreto, precedida da realização da corrida rústica. As competições se estendem até o dia 06 de outubro de 2023.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com