Cultura

Programa Humanizar prepara o tradicional “Arraiá’

Festa julina privilegiará as danças típicas e o estilo musical do forró

TIMÓTEO – Os participantes do Programa Humanizar estão se preparando para levar à comunidade de Timóteo e região mais um grande evento ligado às tradições culturais. Realizado há 26 anos, o tradicional “Arraiá do Humanizar” ocorrerá no dia 7 de julho, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, no Centro Norte. Este ano, além das apresentações de danças típicas dos núcleos do programa, haverá um divertido bingo e show de forró com o cantor Douglas Netto e o Trio Saculejado. A programação festiva é aberta à comunidade.

FORRÓ

Foi durante uma pesquisa e estudo para elaboração do “Arraiá do Programa Humanizar” que os professores de dança decidiram enfatizar a importância do forró na cultura brasileira. “O forró é um estilo musical que nasceu no Nordeste do Brasil e se espalhou por todo o país. Ele tem suas raízes nas tradições culturais da região, como a poesia de cordel, a dança de quadrilha e as festas juninas”, relata a coordenadora do programa, Lilian Araújo.

Ela argumenta que o forró tem uma sonoridade animada e contagiante, com o uso de instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba, as letras das músicas muitas vezes falam de amor, saudade e festa, o que identifica e facilita a compreensão da pessoa idosa. “O forró é uma expressão de resistência cultural, que mantém viva a tradição e a identidade do povo nordestino, é um patrimônio cultural brasileiro, que encontra ressonância em todas as regiões”, salienta a coordenadora.

ENSAIOS

Os ensaios já começaram, foram criadas oito coreografias onde apresentarão 280 dançarinos. O figurino foi desenhado para criar a identidade visual do nordeste, bastante colorido, descontraído e vibrante. A decoração foi elaborada para proporcionar um ambiente temático, com cores vivas, luzes, bandeirinhas, balões e símbolos típicos das festas juninas. “Enfim, estamos preparando um belo espetáculo que vai encantar o público presente”, ressalta Lilian Araújo.

PROGRAMA

O Programa Humanizar é desenvolvido pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que oferece ao idoso atividades físicas, educativas, culturais e de lazer. Atualmente, o programa conta com 1500 participantes, com idade acima de 50 anos, em 15 núcleos espalhados por todas as sete regionais do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com