Cidades

Infestação de dengue é de 7,3% em Ipatinga

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta quarta-feira (11) o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012, realizado no período de 3 a 7 deste mês. A administração  registrou um LIRAa de 7,3% – a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de menos de 1%. Em janeiro do ano passado, o índice foi de 7,7%.
O resultado, conforme avaliação do enfermeiro e coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Anderson Aquiles, mostra que a população deve ficar atenta com os focos encontrados dentro de casa, onde é encontrada a maioria dos focos.
O LIRAa é realizado por amostragem. Os agentes mapeiam os bairros com possíveis focos do mosquito, seguindo orientações do Ministério da Saúde.
Conforme Aquiles, os bairros com maiores índices de focos do mosquito transmissor da dengue são Esperança, Limoeiro, Chácaras Madalena, Jardim Panorama, Cidade Nobre, Bom Jardim e Bethânia. “O LIRAa tem que ser usado como instrumento de orientação para os profissionais de saúde nas ações que envolvem a população. O índice ficou alto por causa do período chuvoso. Os agentes de Ipatinga utilizam este instrumento como referência”, explicou o enfermeiro, informando que participaram do levantamento 68 Agentes de Combate a Endemias (ACE), além de outros profissionais.
No período de 1º a 11 de janeiro, foram notificados 11 casos suspeitos no município.

FORÇA-TAREFA
Para intensificar a campanha dentro das residências e imóveis, onde estão mais de 80% dos focos de dengue, a Prefeitura de Ipatinga, dentro das propostas estabelecidas no Plano de Contingência, firmou um acordo com a força tarefa do governo do Estado. Numa ação coordenada pelo município, 30 agentes vão permanecer 10 dias em Ipatinga com o propósito de intensificar o combate ao mosquito, aumentando assim o controle na proliferação do vetor da dengue. Sem custos para o município, o trabalho, realizado em conjunto com 400 servidores de Ipatinga, entre Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), será realizado no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro. Maiores informações pelo telefone (31) 3829-8383.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com