Cidades

Índice de infestação de dengue cai em Fabriciano

Ações de combate à dengue devem ocorrer durante todo o ano; ajuda da população é fundamental para acabar com focos do mosquito

FABRICIANO – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou o resultado do Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LiraA) de janeiro. O índice alcançado pelo município, de 3,5%, é o menor entre as cidades do Vale do Aço. Houve uma diminuição em relação ao ano de 2011, quando, no mesmo período, Fabriciano registrou 5%. A redução indica que as ações de combate à dengue têm surtido efeito no município. Os bairros com maior concentração de focos da dengue são o Universitário, Ponte Nova e Nossa Senhora do Carmo.
“A Prefeitura adota uma política voltada diretamente no combate à dengue. Desenvolvemos campanhas constantes e realizamos ações em toda cidade para eliminar os focos. Precisamos de mais empenho da população para continuar diminuindo esses dados. Como nos levantamentos anteriores, a maioria dos focos está dentro das residências”, revela a coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Amanda Fernandes.
Em novembro, a Prefeitura iniciou a nova campanha de combate ao mosquito. Com o slogan “Morrer de dengue é o fim da picada – Prevenir é Fundamental”, a campanha chama a atenção para o período de chuva, já que o clima é favorável à proliferação do mosquito. De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, foram notificados 1.294 casos de dengue em 2011. Deste número, foram confirmados 799 casos. Em 2010, foram 1.707 notificações e 1.022 casos confirmados. Os agentes continuam realizando ações de prevenção, orientação aos moradores e eliminação dos focos da dengue. “Queremos reforçar, mais uma vez, para que cada cidadão vistorie a própria casa, mantendo o quintal limpo, não jogando lixo em lotes vagos e córregos. Pedimos também para que seja verificado, pelo menos duas vezes por semana, se a calha, os vasos de planta e os bebedouros de animais estão acumulando água”, enfatiza.
Além das vistorias cotidianas, os agentes de saúde também distribuem o “Selo Verde”, um adesivo que indica que as residências vistoriadas não possuem focos do mosquito da dengue. Também são distribuídas telas de proteção para as caixas d’água sem tampa.

DISQUE DENGUE
Sugestões, dúvidas e denúncias de locais que possam ser focos de dengue podem ser encaminhadas pelo telefone 0800-285 7790, de 7h às 18h, além de agendamento de visita dos agentes.
IPATINGA
O índice de infestação de dengue em Ipatinga é de 7,3%, sete vezes mais que o recomendado pelo Ministério da Saúde – 1%. O número é resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012, realizado no período de período de 3 a 7 deste mês.
Em janeiro do ano passado, o índice foi de 7,7%. No período de 1º a 11 de janeiro, foram notificados 11 casos suspeitos no município. Oitenta por cento dos focos do mosquito estão dentro de residências.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com